Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Alcobaça acolhe marionetas pela cidade

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça prepara-se para receber a 21.ª edição do “Marionetas na Cidade”, de 4 a 7 de outubro, organizado pela S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos. Com 26 espetáculos programados, serão 11 as companhias, nacionais e estrangeiras, encarregues de trazer muita animação a diversos espaços da cidade.

 

Alcobaça prepara-se para receber a 21.ª edição do “Marionetas na Cidade”, de 4 a 7 de outubro, organizado pela S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos. Com 26 espetáculos programados, serão 11 as companhias, nacionais e estrangeiras, encarregues de trazer muita animação a diversos espaços da cidade.

Há programação para todos os gostos, que pretende agradar também a diferentes faixas etárias. No decorrer do evento as marionetas “espreitam a qualquer esquina”, com espetáculos na rua, salas e espaços menos convencionais. “Ao longo destes 21 anos o evento afirmou-se como uma montra para as produções nacionais procurando sempre descobrir artistas/projetos emergentes no panorama nacional”, refere o grupo, em comunicado.

Região de Cister - Assine já!

Esta quinta-feira, o Marionetas na Cidade arranca no Cine-teatro de Alcobaça, num dia especificamente dedicado às escolas. Os alunos poderão assistir à peça “Inês de Castro”, da S.A Marionetas, em duas sessões, a primeira pelas 10:30 horas e a última pelas 14:30 horas.
Já no feriado nacional, poderá ser visto durante a tarde “Teatro Dom Roberto” da S.A Marionetas, e “Auto da Índia”, da Folia Marionetas, ambos na Praça 25 de abril. Pelas 22 horas será “Talvez” da Era uma Vez a levar marionetas ao Museu do Vinho.

A 6 e 7 de outubro há alguns espetáculos que se repetem, e todos eles decorrem no rossio da cidade. É o caso de “Jovan” da companhia grega Bufos Puppet Theatre, em diversos horários. Também “A Cabana de Pépe”, da francesa Cinemarionnettes, subirá a palco variadas vezes, tal como a peça “Roulettes”, da espanhola Marionetas Cia Ele. A companhia inglesa Noisy Oyster apresentará também, por mais que uma vez, “Plain Bob”. E, dos espanhóis Titeres Alakrán, o teatro “Barriga Verde ataca de novo!” terá a missão de arrancar gargalhadas a miúdos e graúdos.

Pelas 11 horas de sábado poderá ser vista a atuação única da peça “Robertos – Castelo dos Fantasmas”, da Marionetas da Feira, de Rui Sousa, que terá lugar no Mercado Municipal. Ainda no mesmo dia, mas pelas 21:30 horas, a companhia Jangada Teatro dará a conhecer “Frankenstein” no Cine-teatro de Alcobaça.

No encerramento do evento, para além das inúmeras atuações que ocorrem todo o fim de semana, há espaço também para a companhia portuguesa Marimbondo com “Clerikuss” durante o período da tarde, na Praça 25 de abril.
De acordo com José Gil, diretor artístico da S.A.Marionetas, este foi um projeto pioneiro desta arte em Portugal, mas esta será a sua última edição neste formato, uma vez que surgiram “demasiados eventos semelhantes um pouco por todo o país, mas também na mesma zona geográfica onde estão inseridos”. Apesar de este facto deixar José Gil de certo modo lisonjeado, o “Marionetas na Cidade” vai deixar de ser o mesmo, e a organização está já a trabalhar para que no próximo ano se “dê um salto em frente” e seja criada uma nova vertente, trazendo “muitas novidades e surpresas, que ainda não podem ser reveladas”.

Para esta edição o objetivo é, mais uma vez, “invadir a cidade de ações dedicadas à arte da Marioneta”, com a “presença nas ruas e nos palcos de praticamente todas as estruturas profissionais deste país e muitas estrangeiras”, refere a organização. Todos os espetáculos são de entrada gratuita.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!