Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Alcobaça e Nazaré têm tarifários mais elevados

Data:

Partilhar artigo:

O município de Alcobaça é o segundo concelho do distrito que mais cobra pela água, sendo apenas superado, por uma curta margem, por Peniche.

O município de Alcobaça é o segundo concelho do distrito que mais cobra pela água, sendo apenas superado, por uma curta margem, por Peniche.

O concelho da Nazaré é o mais caro no saneamento e nos resíduos sólidos urbanos, segundo o mais recente levantamento de tarifários revelados pela Deco (Associação de Defesa de Consumidores).

Região de Cister - Assine já!

O presidente da Câmara de Alcobaça esclarece que o município não aumenta os tarifários há três anos e que os valores praticados resultam da “atualização que se teve de efetuar aquando do contrato com as Águas do Oeste”. Além disso, acrescenta Paulo Inácio, o “índice comparativo do concelho deve ser feito com os da zona Oeste, já que o fornecimento em alta é feito pela Águas do Oeste e Leiria por outra empresa”. 

Se na Nazaré uma família que consuma até 10 metros cúbicos de água por mês paga, em média, 375 euros por ano pelas facturas da água, tratamento de esgotos e recolha de lixo, em Alvaiázere esse valor é de cerca de 174 euros. Tendo em conta apenas os gastos com a água, essas variações de preços também são evidentes. Peniche e Alcobaça são os concelhos com o preço mais elevado, com um encargo anual de 164 euros, ou seja, quase o dobro do valor praticado na Marinha Grande, concelho que pratica o preço da água mais baixo. Alcobaça tem, assim, a água mais cara do distrito.

Ao nível do saneamento, as diferenças são ainda maiores. Na Nazaré – município onde os encargos com essa tarifa são mais elevados -, para consumos até 10 metros cúbicos por mês paga-se quatro vezes mais do que no Bombarral. Segundo o levantamento da Deco, no primeiro caso os custos anuais para aquele escalão de consumo rondam os 135 euros, enquanto no Bombarral esse valor não ultrapassa os 30 euros.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!