Alcobacense deu bálhe a fazer marcha do paleke

É paleco, mas conhece o suficiente do Carnaval da Nazaré para saber que pode ir à Guelhim, à fatexa, à Bartidor, à sprum, à Panêre, à Namara e à troncage. O que “naaaaaaa  pode” mesmo é ir à Pierrot e à Paleke. O alcobacense Edgar Ferreira foi o autor da letra e da música da “Marcha do Paleke 2018”, que ganhou a Melhor Marcha dos Prémios Mar-Alto 2018.

As mais de 60 mil visualizações no Youtube do tema, que pôs nazarenos e palecos a cantar termos e expressões da Praia, revelam bem o furor da marcha. Mas o autor, habituado a criar e a escrever letras para marchas do Carnaval da Nazaré, nunca imaginou o alcance que “uma inspiração às 8 da manhã” podia ter. Acabado de acordar, quando estava em França, lembrou-se de escrever uma marcha, que fosse uma brincadeira entre o Carnaval de Alcobaça e o da Nazaré. “O Hiiiii podes e o naaaa podes começou a soar-me bem e acabei por escrever a letra no telemóvel e pensar que aquilo podia ficar engraçado”, conta o consultor de publicidade ao REGIÃO DE CISTER. Já em Portugal, no estúdio do nazareno Guilherme Azevedo, que deu voz aos coros e fez os arranjos, não demorou mais do que três horas.

O “Paleke” admite ainda que ficou “agradevelmente surpreendido“ quando percebeu que uma marcha da Nazaré “estava a ser cantada e dançada” fora daquele concelho. “Depois deste sucesso vou fazer com que no futuro esta ligação  entre o Carnaval de Alcobaça e da Nazaré possa ainda dar mais frutos e fazer com que as músicas de Alcobaça podiam ser ouvidas na Nazaré e as da Nazaré cá”.

Com “múseca” e “intrépssss” de “Bartidor” (objeto) e “Guelhim” (pedra), a Marcha do Paleke 2018 esteve em votação online no Blog Carnaval da Nazaré, acabando por ganhar a Melhor Marcha. “É um grande feito um paleco ganhar este prémio numa casa ícone do Carnaval da Nazaré”, nota o alcobacense. E quem disse, afinal, que um paléque naaaaaaa pode ter a Melhor Marcha? Hiiiiiiiii pode, isso é que pode.

Mar Alto atribuiu prémios ao Carnaval da Nazaré

O Círculo Cultural Mar-Alto, mais conhecido por “Mar-Alto” entre os nazarenos, atribuiu os prémios aos vencedores do Carnaval da Nazaré deste ano, que foram votados no Blog Carnaval da Nazaré. Além da Melhor Marcha, foi atribuído às Tenantas o prémio de Melhor Grupo de Sábado Magro e às Maltezas o de Melhor Grupo de Domingo das Bandas Infernais. A Melhor Cegada foi a d’Os Inlieadêrezinhes, enquanto o Melhor Carro Alegórico pertenceu ao Taful. A Melhor Brincadeira foi entregue aos Animados (Matrafonas) e a Melhor Dança ao Mundo VIP. Este ano, pela primeira vez, foram criados os Prémios Carnaval sem Fronteiras, entregues aos Valadêres e ao M8TIX. Na categoria “Grupos Revelação” venceram as Batxcucu e Os Fígades. O Prémio Mil Carnavais Individual foi para Armando Guincho e o Prémio Mil Carnavais Coletivo foi atribuído ao Blog Carnaval da Nazaré. Ainda durante o primeiro “Baile de Todos os Reis”, que decorreu na passada sexta-feira, a Direção do Mar Alto atribuiu um anel a todos os que já foram reis e rainhas do Carnaval da Nazaré, dando livre acesso a todos os bailes do Mar Alto.