Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Alunos do Centro Escolar da Benedita dão forma ao barro em ateliê

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Escolar da Benedita abriu portas ao “Ateliê do Barro”. Do ensino pré-escolar ao 4.º ano, todos os alunos tiveram oportunidade de por as mãos na massa e dar asas à imaginação com a ajuda da artesã Lúcia Duarte. 

Crianças, barro, materiais… ação! O Centro Escolar da Benedita abriu portas ao “Ateliê do Barro”. Do ensino pré-escolar ao 4.º ano, todos os alunos tiveram oportunidade de por as mãos na massa e dar asas à imaginação, em dois workshops, com a ajuda da artesã Lúcia Duarte. 

Esta segunda-feira acontece última sessão do Ateliê do Barro, com a artesã a trazer até ao Centro Escolar várias peças realizadas por si ao longo dos anos.

Região de Cister - Assine Já!

Prevista no Plano de Atividades do Centro Escolar, a iniciativa, realizada fora do tradicional contexto de sala de aula, pretendia que os alunos trabalhassem a temática do ecoturismo, através do manusear da arte plástica.

“Tendo em conta o tema central, nada melhor do que trabalhá-lo através do barro e com quem o domina”, adiantou a coordenadora daquele estabelecimento escolar, Liliana Sousa.

Durante as duas sessões do ateliê trabalharam-se os símbolos tradicionais locais, relacionados com o turismo. Previamente, em sala de aula, os alunos tiveram liberdade para imaginar as peças a que queriam dar corpo.

“É também uma forma das crianças darem mais valor ao artesanato e poderem ter novas experiências com o barro, promovendo uma maior sensibilidade artística”, explicou a professora, acrescentando que, assim “os mais novos passam a valorizar a dificuldade da construção de uma peça de raiz, bem como a compreender melhor a linha que separa a imaginação do trabalho real”. A matéria-prima foi trazida de  Aljubarrota por Lúcia Duarte.

O entusiasmo das crianças foi moldado em cada peça aprimorada que realizaram. No final do dia, as “obras” ficam a secar na sala de aula, devidamente identificadas, para quando (finalmente) secas, cada “artista” levar a sua para casa.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!