Terça-feira, Março 19, 2024
Terça-feira, Março 19, 2024

Amigos fazem descida do rio Alcoa de barco a remos

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de amigos de Alcobaça aventurou-se a fazer o percurso do Rio Alcoa entre Chiqueda e a Nazaré de… barco a remos.

Um grupo de amigos de Alcobaça aventurou-se a fazer o percurso do Rio Alcoa entre Chiqueda e a Nazaré de… barco a remos.

Como todas as aventuras, a ideia de fazer a descida do Alcoa de barco surgiu quase por acaso, uma semana antes do percurso, que decorreu no primeiro fim de semana de maio. “Ainda ponderámos a hipótese de fazer o trajeto em canoas mas depois optámos pelo barco”, conta Henrique Comprido, afirmando não ter conhecimento de nenhuma outra travessia do rio. “Pelo menos nas últimas décadas, não há registo de nenhuma descida do Alcoa com recurso a barco a remos”, nota. 

Região de Cister - Assine Já!

O que começou por ser uma aventura de um grupo de amigos, depressa se tornou numa “visita de estudo”. Durante o passeio, Henrique Comprido, Pedro Bajouco, João Costa e João Bajouco aperceberam-se, rapidamente, do “potencial turístico do rio”. “Temos um rio que atravessa a cidade, num percurso muito bonito, penso que só temos de o aproveitar”, defende Henrique Comprido. No entanto, o aventureiro alerta para os elevados níveis de poluição e deposição de lixo no curso de água: “é alarmante que ainda haja esgotos a desaguar no rio”.

A parte mais difícil do percurso aconteceu entre Chiqueda e o Parque Verde e na Fervença, junto à antiga Companhia Fiação e Tecidos, onde foi preciso “cortar vários braços de árvores caídos sobre o leito do rio e, mesmo, ter de deslocar o barco a braços nas margens do rio”. 

No total, entre Chiqueda e o dique em Valado dos Frades, o grupo de amigos precisou de 6:30 horas para fazer a travessia.  É necessária “muita limpeza e manutenção”, mas o grupo de aventureiros acredita no potencial do percurso e já fez chegar as conclusões da aventura aos poderes autárquicos para “conseguir atrair mais gente à cidade”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cistermúsica eleito melhor festival de pequeno formato nos Iberian Festival Awards

O Cistermúsica foi reconhecido como o melhor festival de pequeno formato nos Iberian Festival Awards, cujos prémios foram...

Tiago Santos em 43.º na estreia como profissional

O barriense Tiago Santos (Continental Q36.5) estreou-se profissionalmente numa prova continental, na Croácia, ao conquistar, na semana passada,...

Mosteiro de Alcobaça acolhe vigília da misericórdia

O Mosteiro de Alcobaça vai acolher uma de três "vigílias da misericórdia" que se vão realizar no próximo...

José Rafael será orador do TALKFEST 2024

José Rafael, vice-presidente da ABA - Banda de Alcobaça Associação de Artes, é um dos oradores do TALKFEST...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!