Beneditense António Catarino ganha prémio do Books & Movies

O roteiro de viagens “Panteão” valeu ao beneditense António Catarino o Prémio Internacional Books & Movies - Município de Alcobaça 2017. 

Assinado com o pseudónimo Felisberto Andrade, a obra foi considerada pelo júri, composto pela vereadora Inês Silva e pelos escritores Raquel Ochoa e Tiago Salazar, “um roteiro ambicioso por contar uma história como se articulasse a passagem de milhares de fotografias, estando este fotógrafo, ao mesmo tempo, em muitos lugares e em diferentes épocas”.

“Todo o grande texto indaga a condição humana. O que nos move. De que massa são feitas as nossas ações. De onde nascem as grandes construções humanas que em última instância nos levarão a um panteão”, justifica o juri, para quem “a prosa de Felisberto Andrade instala-se à vontade, consistência e bom manejo da narrativa nesses intervalos onde se dá a grande escrita”.

O prémio do melhor roteiro escrito de viagens, sob o tema “Alcobaça - Dê Lugar ao Amor”, no valor de 5 mil euros, vai ser entregue na gala Books & Movies, agendado para dia 12 de novembro, no Cine-Teatro de Alcobaça, onde Ana Zanatti, reconhecida atriz e escritora portuguesa, será homenageada pelo Município de Alcobaça.

A.M.Catarino, autor e fotógrafo, já tem várias obras publicadas, entre as quais "Antologia" e "Claridade".