Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Books & Movies propõe 102 atividades em nove dias

Data:

Partilhar artigo:

A 5.ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que decorre de 8 a 14 de outubro, traz a Alcobaça 102 atividades culturais.

A 5.ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que decorre de 8 a 14 de outubro, traz a Alcobaça 102 atividades culturais.

Com o principal objetivo de “despertar o interesse pela cultura e as artes”, poderá assistir a 22 conversas com escritores, autores, realizadores e atores, três concertos/espetáculos, 11 sessões de teatro, 15 sessões de cinema, três exposições, oito sessões “Books & Cooking” e 39 ateliês e oficinas com história. Haverá ainda o Mercado do Livro, a Gala Books & Movies e o Rock Fest, no Museu do Vinho.

Região de Cister - Assine já!

Este ano o homenageado do festival é o ator Ruy de Carvalho, que sobe ao palco no Cine-teatro a Gala Books & Movies, no dia 14 de outubro pelas 21 horas. Na segunda parte da gala, o ator apresentará ainda o espetáculo “Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores”.

A família Natividade também será homenageada com duas exposições que assinalam os 100 anos da morte de Manuel Vieira Natividade; 50 anos da morte de Joaquim Vieira Natividade; 50 anos da abertura da Estação Nacional de Fruticultura; 60 anos da primeira exibição do filme “Flores: Mundo de Beleza”.

Fernando Pessoa, a propósito dos 130 anos do seu nascimento; José Saramago, que será adaptado para o teatro em duas peças baseadas em obras do Nobel da Literatura, distinção atribuída ao escritor português há 20 anos; e Luís Vaz de Camões, o grande poeta português, também considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental, no qual o coreógrafo Daniel Cardoso se inspirou para o espetáculo de abertura do festival, “Saudade – Back to Fado” serão os três grandes vultos da literatura portuguesa em destaque.

Está ainda agendada uma extensão do Books & Movies nos dias 18 e 19 de outubro. No primeiro dia será exibido o filme “Pedro e Inês” em estreia nacional, com a presença do realizador António Ferreira, no Cine-teatro de Alcobaça. Já no dia 19, no mesmo local, será exibido o documentário “Terras de Cister – Um legado para o futuro”, realizado por Filipe de Moura, vencedor da edição deste ano do Prémio Internacional Books & Movies.

A entrada é livre em todas as atividades, tanto as das escolas como as de público em geral, exceto a sessão de cinema “Pedro & Inês”.

O festival envolve “um trabalho interdisciplinar que possibilita uma grande aprendizagem a todos os intervenientes”, sublinhou em conferência de imprensa, esta sexta-feira, a vereadora da Câmara de Alcobaça. Inês Silva deixa o convite: “Venham ao festival e continuem a consumir cultura porque isso torna-nos mais ricos na nossa visão do mundo”, 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!