Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Centro Escolar de Alcobaça recebeu Hospital do Ursinho

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Escolar de Alcobaça transformou-se, esta quinta e sexta-feira, no Hospital do Ursinho. Na sala de espera, meninos e meninas do pré-escolar aguardam pela triagem. Nas mãos transportam os seus melhores amigos bonecos ou peluches. E mesmo animais verdadeiros.

O Centro Escolar de Alcobaça transformou-se, esta quinta e sexta-feira, no Hospital do Ursinho. Na sala de espera, meninos e meninas do pré-escolar aguardam pela triagem. Nas mãos transportam os seus melhores amigos bonecos ou peluches. E mesmo animais verdadeiros. Feito o primeiro diagnóstico, as crianças são levadas para os gabinetes. Por eles, esperam profissionais das áreas da saúde. A iniciativa, que juntou centenas de crianças, está a decorrer no âmbito do Ano da Ciência: Alcobaça 2014/15.

Enquanto passam macas e carrinhos de bebés de um lado para o outro, Margarida Anastácio, do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, testemunha ao REGIÃO DE CISTER que a “experiência está a ser fantástica. As crianças estão a ser muito recetivas”. 

Região de Cister - Assine Já!

É uma oportunidade para os mais novos desmistificarem o medo que, por vezes, têm dos bombeiros e das vacinas. “Conversando com eles ficam mais descontraídos e deixam a ansiedade de lado”, salienta Margarida Anastácio, acrescentando que no próximo ano letivo o projeto deverá envolver também crianças do 1.º ciclo. 

O Hospital do Ursinho é uma iniciativa emblemática do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra. O objetivo é desmistificar o “terror” despertado pelos hospitais, afastar o medo da bata branca, estetoscópios e seringas reaproximar a criança do médico, permitindo à criança uma maior confiança nos médicos e outros profissionais de saúde, fomentando, assim, uma atitude de maior colaboração nas consultas pediátricas.

Em Alcobaça, o Hospital do Ursinho decorreu com a colaboração de várias instituições. “Somos poucos, mas bons. Para o ano, seremos certamente mais”, avança Margarida Anastácio.

O Ano da Ciência está a envolver, ao longo dos últimos meses, a comunidade local, empresarial e escolar. 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!