Centro Social Paroquial de Turquel avança com lar de idosos

O Centro Social Paroquial de Turquel decidiu avançar com a construção, por três fases, de um lar de idosos que irá servir a freguesia. O projeto, que foi apresentado no início deste mês, será agora enviado ao Instituto da Segurança Social para avaliação superior.

Numa 1.ª fase, a instituição pretende dar resposta a dez utentes através da requalificação da parte logística do Centro de Dia. Contudo, o objetivo é que, no final de todas as obras, o equipamento tenha capacidade para 60 utentes, entre a Estrutura Residencial para Idoso (ERPI) e o Centro de Dia.

Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, o padre Ivo Santos, presidente da Direção da instituição, explica que “o projeto surge de uma necessidade urgente de uma freguesia que não dispõe de um lar de idosos”. Avaliado em 3 milhões de euros, cujo investimento será suportado pela instituição, com o apoio da Câmara, da Junta e da população, o pároco de Turquel adiantou que está previsto ainda um novo salão paroquial, que “servirá também de sala polivalente para crianças e idosos”.

O novo projeto “nascerá” ao lado das instalações do Centro Social Paroquial de Turquel, “sendo demolida uma parte do salão paroquial e outra do ATL”. Para o presidente da Câmara de Alcobaça, trata-se de “um grande projeto para o concelho”, a que se sucederão outros nesta área.

O Centro Social Paroquial de Turquel tem valências de berçário, creche, ATL, apoio ao domicílio e centro de convívio, num total de 150 crianças e 36 idosos.