Continente Modelo no pódio dos supermercados mais baratos em Alcobaça

O Continente Modelo de Alcobaça volta a recuperar o título do supermercado mais barato do concelho de Alcobaça, entre os cinco supermercados analisados pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco). Do lado oposto da avaliação figura o Ulmar, cujos preços são 19% mais caros em relação à insígnia da Sonae.

 Num cenário de gastos mensais de 150 euros em compras, na Benedita, por exemplo, viajar até ao Continente Modelo de Alcobaça permite uma poupança anual de 144 euros. Partindo do supermercado mais barato da região, e segundo a lista apresentada pela Deco, ir ao Lidl em Alcobaça fica 7% mais caro, ao Lidl da Benedita 8%, ao Intermarché de Alcobaça 13% e ao Ulmar de Alcobaça 19%.

De salientar que o Continente Modelo de Alcobaça é o 4.º supermercado mais barato do distrito nos estabelecimentos visitados, sendo superado pelas lojas do Continente Modelo da Marinha Grande (3.º), de Caldas da Rainha (2.º) e de Pombal (1.º).

O cabaz tido em conta para estes cálculos é composto por 243 produtos das marcas mais vendidas em Portugal. Integram-no alguns bens vendidos sob marca exclusiva das diferentes lojas. No total, foram recolhidos, entre janeiro e abril, 86.491 preços em 483 supermercados de todo o território nacional.

A Deco lembra que, no caso das compras, para cada perfil de consumidor haverá por certo um resultado único e que não pretende com este estudo dizer qual o supermercado mais barato para todas as famílias. O trabalho não contempla o concelho da Nazaré e, ao contrário do ano passado, também não abrange o Pingo Doce.