Designer alcobacense vence prémio Arrisca C

O alcobacense Pedro Fonseca Jorge ganhou o prémio Prémio Arrisca C – Ideia de Negócio na 9.ª edição do Concurso de Ideias e Planos de Negócio, com o projeto "Móvel ao quadrado".

Trata-se do único concurso nacional dirigido a jovens estudantes do ensino superior, secundário e técnico-profissional e um dos mais ambiciosos programas na área do empreendedorismo e inovação a nível nacional.

A linha de mobiliário “Móvel ao Quadrado” propõe móveis simples e atrativos, de fácil transporte e montagem, que prescindem de parafusos, pregos ou cola. Da autoria de Pedro Fonseca Jorge, arquiteto e designer , as peças são idealizadas para quem muda frequentemente de casa mas deseja manter a personalização do lar, ainda que este seja de curta duração.

"As propostas de mobiliário são pensadas precisamente para quem tem uma vida nómada, mudando frequentemente de casa, cidade ou país. A facilidade de montagem, desmontagem e transporte das peças permite que estas acompanhem as migrações dos seus proprietários e que estes mantenham um lar à sua imagem, ainda que mudem frequentemente de morada", explica o alcobacense.

A simplicidade construtiva é a ideia base destas peças, cuja montagem funciona por encaixe. Esta simplicidade é complementada com a qualidade e durabilidade dos materiais, que podem ser conjugados de forma a adotar diferentes estilos, como o clássico ou o informal. A variedade de cores e acessórios possibilita ainda uma fácil personalização, pode ler-se numa nota de imprensa.

Ao fim de 10 anos, e com cerca de 820.000€ em prémios distribuídos, mais de 700 projetos candidatos, envolvendo mais de 2.000 promotores e mais de 25 empresas criadas, o Arrisca C transformou esta última edição num marco na propagação de ideias e projetos inovadores.

As candidaturas à 10.ª edição do Arrisca C já estão a decorrer e terminam a 4 de novembro.