Epadrc e Externato da Benedita premiadas em concurso ambiental

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) e o Externato Cooperativo da Benedita (ECB) foram duas das dez escolas premiadas, esta terça-feira, no âmbito do concurso "Ventos de Poupança 2: Energia + Social”, um programa ambiental desenvolvido pela OesteSustentável.

As escolas da região ganharam uma eólica, um painel fotovoltaico e, ainda, a possibilidade de doar uma sala LED a uma instituição particular de solidariedade social, que, no caso da Epadrc foi entregue ao Ceeria e, no caso do ECB, foi dada à Santa Casa da Misericórdia da Benedita.

A iniciativa teve início em setembro do ano passado e envolveu "42 escolas, 30 mil alunos e mais de 125 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar" da região Oeste, Alta Estremadura, Barreiro, Cascais, Moita, Montijo e Seixal. Durante o concurso, os alunos monitorizaram os gastos energéticos das escolas em tempo real com o objetivo de "promover o conhecimento e prática da eficiência energética e energias renováveis".

Em todas as escolas distinguidas, os prémios possibilitarão, numa década "uma poupança na ordem dos 600 MWh, evitando a emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 e gerando uma poupança de cerca de 100 mil euros".

O Externato Cooperativo da Benedita conquistou, ainda, o 2.º lugar da prova "réplica mais original", que valeu à escola bilhetes para visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, oferecidos pela Câmara de Sobral de Monte Agraço.