Estrondo ouvido na região causado por avião F16

O estrondo que foi ouvido, na manhã desta quinta-feira, em toda a região foi provocado por um avião F-16 que quebrou a barreira do som enquanto sobrevoava o mar.

Fonte da Força Aérea confirmou ao Jornal de Leiria que o barulho foi causado por uma aeronave que atingiu "uma velocidade que ultrapassou a barreira do som". No entanto, a mesma fonte garante "não haver razões para alarme". "É preciso transmitir uma mensagem de tranquilidade, porque nada de anormal aconteceu. São aviões com grande performance e, às vezes, essas situações acontecem. Só acontecem em zonas de mar mas, com determinadas condições, o som pode chegar a terra. Foi isso que aconteceu", acrescenta a mesma fonte.

O som, que se assemelhou a uma explosão, foi ouvido um pouco por toda a chamada região de Cister. Há relatos de moradores de São Martinho do Porto, Bárrio, Valado dos Frades, Nazaré, Benedita, Vestiaria, Alcobaça e Martingança mas o estrondo também foi ouvido nos concelhos vizinhos de Caldas da Rainha, Porto de Mós e Marinha Grande.