Externato da Benedita vence prémio da EDP

O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) foi um de três estabelecimentos de ensino premiados pela EDP no concurso “Tagga o Teu Futuro - #Sembarreiras”. 

A ideia, apresentada pelas turmas 9.º A e 10.º E do passado ano letivo e desenvolvida com a ajuda da professora Carmelita Costa, consiste na organização de um “dia aberto” com o objetivo de “divulgar a informação sobre todas as ofertas letivas disponíveis” naquele estabelecimento de ensino para que “possam tomar uma decisão informada”.

O “Open Day #VemSerAquiloQueQueresSer”, como ficou denominado o projeto do ECB tem, também, o objetivo de “quebrar algumas das barreiras do preconceito”, explica Carmelita Costa. “O curso de Ciências e Tecnologias não é o melhor curso e os materiais para o curso de artes não são tão caros quanto se pensa”, exemplifica a professora de Inglês que se dedica a vários projetos, como o GleeClub ECB e o Mérito ECB.

O dia aberto pode vir a realizar-se na Semana Cultural do estabelecimento de ensino, avança a docente. “Uma das vantagens que esta ideia tem é o facto de ser low cost por não ser necessário qualquer investimento para a sua realização prática”, começa por explicar Carmelita Costa. “Os professores responsáveis por cada curso podem ocupar um espaço da escola e mostrar aos alunos no que consiste aquela oferta formativa e o tipo de trabalho que vão desenvolver durante o ensino secundário”, refere a dinamizadora do projeto “Open Day #VemSerAquiloQueQueresSer”. 

O Externato Cooperativo da Benedita foi premiado juntamente com o Centro de Educação Integral, de São João da Madeira, que apresentou o projeto “Tagga a Tua Confiança”, e a Escola Básica Vale da Amoreira, na Moita, que desenvolveu a ideia “Dar asas ao conhecimento: fazer acontecer”.