Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Fundadores do PS/Alcobaça homenageados em “nova” sede

Data:

Partilhar artigo:

A Concelhia de Alcobaça do PS prestou uma homenagem simbólica aos sete fundadores da estrutura local na sede remodelada e apresentada, esta terça-feira, aos militantes.

A Concelhia de Alcobaça do PS prestou uma homenagem simbólica aos sete fundadores da estrutura local na sede remodelada e apresentada, esta terça-feira, aos militantes. 

Joaquim Matias Ferreira é o único dos fundadores que ainda pode contar como foram as “primeiras reuniões”, as “primeiras histórias” e as “primeiras lutas” do PS em Alcobaça. Tinha 28 anos quando se inscreveu na Concelhia, a convite de David Pinto, que chegou a ser o seu patrão. Perdeu dois comícios em Alcobaça por chegar “atrasado”, um deles de Mário Soares. Passados 45 anos, na sede renovada do partido, onde foi descerrada uma placa com os nomes dos fundadores do PS em Alcobaça, pediu para quando falecer a bandeira do partido seja colocada por cima do seu caixão.

Região de Cister - Assine já!

Na cerimónia, Carlos Gil Moreira representou o pai, Abílio Gil Moreira, lembrando o “homem de oposição democrática”. Enquanto integrava o movimento das Forças Armadas Portuguesas (MFA) sentia que em Alcobaça também estava “em boas frentes”, através da participação do pai, que só não terá sido deputado nas primeiras eleições livres por questões de saúde.

Já Marina Amaral, filha do socialista Mário Amaral, deixou o repto para “que o passado não seja esquecido e que seja usado no futuro”. David Pinto, João Serafim (que faleceu há cerca de um mês), Mário Bandeira e Vasco da Gama Fernandes completam a lista dos fundadores homenageados.

Para o presidente do PS/Alcobaça, Rui Alexandre, tratou-se de “um dia histórico”, assinalado com a inauguração de “uma pequena renovação” na sede. O espaço conta agora com as fotografias de todos os secretários-gerais do PS, bem como uma grande imagem de Miguel Guerra, presidente eleito pelo PS para a Câmara de Alcobaça entre 1976 e 1979 e 1989 a 1997, e de Mário Soares.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!