Incêndio de Pataias em fase de conclusão

Os incêndios da Praia da Légua e da Burinhosa estão em fase de conclusão, devendo ser extintos durante as próximas horas. 

O caso mais favorável é o da Burinhosa, onde “chove torrencialmente e o incêndio está praticamente extinto”, avança o 2.º comandante no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, Mário Cerol, ao REGIÃO DE CISTER. Já o fogo da Praia da Légua está “em vias de ser controlado”, sendo que em algumas zonas o incêndio já está “extinto”, adianta fonte da Proteção Civil. A noite trouxe a chuva ao concelho de Alcobaça, o que naturalmente ajuda no combate às chamas.

A Alva de Pataias foi a zona que mais cuidados inspirou no final da tarde. Com o cair da noite, foi necessária “uma maior gestão de recursos humanos”, fruto da necessidade de bombeiros noutros pontos da região. Ainda assim, as chamas que persistiram naquela zona “não colocaram habitações ou populações em risco”. 

O incêndio da Praia da Légua é já considerado “o maior incêndio de sempre” do concelho de Alcobaça e consumiu “cerca de 2.700 hectares” de floresta. A Proteção Civil regista, ao início da noite, uma dezena de habitações destruídas pelas chamas nas localidades de Vale Furado, Légua e Paredes da Vitória. No entanto, “ninguém ficou desalojado” uma vez que as casas eram de segunda habitação, garante um responsável do dispositivo municipal da Proteção Civil.

Falta, no entanto, fazer o rescaldo das operações do incêndio da Burinhosa. As chamas obrigaram ao corte de várias vias e ao encerramento de várias escolas, tanto na União de Freguesias de Pataias e Martingança como em Alcobaça, devido à densa nuvem de fumo que pairou pela cidade durante esta segunda-feira.