Jardim-Escola João de Deus comemorou um século entre família

Pelo céu de Alcobaça voaram 100 balões. Cada um assinalava os anos que o Jardim-Escola João de Deus existe em Alcobaça. Este sábado foi dia de festa para esta centenária escola, que juntou em seu redor diferentes gerações. 

Centenas de pessoas aplaudiram os 100 anos desta instituição que continua a praticar o ensino com base na Cartilha Maternal, publicada em 1876 e escrita pelo poeta e pedagogo João de Deus. No Cine-teatro de Alcobaça, os alunos dos 3.º e 4.º anos dramatizaram uma peça de teatro. Já na escola, descerrou-se a placa, em homenagem a João de Deus Ramos, e cantaram-se os parabéns. Patente na escola está também uma exposição que relembra a história do estabelecimento de ensino ao longo de um século. A noite continuou com um jantar-convívio, organizado pela Comissão de Antigos Alunos do Jardim-Escola.

"Os 100 anos dizem-nos que vale a pena continuar a acreditar na educação, nas crianças e no trabalho que desenvolvemos", afirmou Alexandra Leão Costa, diretora pedagógica do Jardim Escola João de Deus.

Na edição do REGIÃO DE CISTER da próxima quinta-feira, leia uma conversa entre os primeiros frequentadores da escola - alguns deles ainda do tempo do Jardim em frente ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça - e os atuais. Um diálogo curioso e surpreendente, numa das salas da instituição.