Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

João Botelho trouxe cinema à Semana Cultural do Externato

Data:

Partilhar artigo:

Cineasta, realizador, designer gráfico e projetista… Quantas profissões cabem num só homem? João Botelho já foi todas elas.

Cineasta, realizador, designer gráfico e projetista… Quantas profissões cabem num só homem? João Botelho já foi todas elas. “Há que fazer o que se gosta e eu sinto necessidade de fazer cinema”, declarou o cineasta, que marcou presença na Semana Cultural do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), na quarta-feira da semana passada, para falar da proclamada “sétima arte”.

No entanto, o realizador de películas como “Os Maias”, atestou que “o cinema não é uma arte”, esclarecendo que “se rouba sempre das outras artes, por isso [o cinema] não tem a grandeza da pintura ou da música, por exemplo”. Daí que considere que a “aprendizagem pela leitura é fundamental”, ideia que reforça ao longo da conversa com os alunos do ECB. “No cinema o que é verdade é o texto e não o resto, sendo que tudo é construído por ele”.

Região de Cister - Assine Já!

João Botelho admite que “nunca pensou” fazer dos filmes vida, tendo começado “por vício, como há o tabaco, a bebida ou as drogas”… e a dependência deste vulto do cinema era consumir, por vezes, seis filmes por dia. Hoje, é com pena que constata que “há uma terrível capacidade de abstração”, sendo que o “cinema espetáculo ganhou ao cinema pensamento”.

A Semana Cultural do ECB decorreu durante cinco dias, convidando alunos, professores e comunidade a usufruir das diversas atividades e visitar a XVI Feira do Livro.

Aquando da inauguração da iniciativa, o diretor do ECB, Nuno Rosa, sublinhou o “dinamismo e atividade” da escola, enquanto o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, considerou que esta iniciativa cultural “mais do que justifica o apoio financeiro e logístico por parte da autarquia”, recordando também a “enorme importância do livro na educação e no bem-estar” das pessoas.

Já a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, elogiou o evento como “o mais importante marco cultural da região” organizado por uma escola, devendo “servir como caso exemplar”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!