Laborinho Lúcio é o presidente honorário do Global Teacher Prize

O nazareno Álvaro Laborinho Lúcio é o presidente honorário do Global Teacher Prize Portugal, o prémio conhecido como o "Nobel da Educação".

O galardão nacional pretende distinguir o "melhor professor" do País, atribuindo um prémio monetário no valor de 30 mil euros. A nível internacional, o prémio promovido pela Fundação Varkey entrega um milhão de euros ao vencedor, escolhido de um conjunto de 50 finalistas vindos dos quatro cantos do mundo.

O Global Teacher Prize Portugal foi criado "para partilhar saberes e trazer o assunto 'Educação' para a ordem do dia, sensibilizando e responsabilizando toda a comunidade para a importância do contributo de cada um para criar novas respostas aos desafios que se apresentam".

"O melhor da escola são as crianças (...) logo este prémio tem a dimensão de um profundo desafio ao lado do profundo reconhecimento" que atribui, referiu o antigo ministro da Justiça na mensagem que deixou durante a apresentação do prémio nacional, que vai ser atribuído pela primeira vez.