Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Manuel Campos e Alia Kache “cruzam” música e dança

Data:

Partilhar artigo:

O Cine-teatro João d’Oliva Monteiro vai ser palco de um espetáculo ímpar do Cistermúsica. O alcobacense Manuel Campos vai “cruzar” o som da sua percussão com a dança de Alia Kache, que já protagonizou um dos pontos altos deste ano do festival com “Caricature of She”. O espetáculo tem lugar este sábado, a partir das 22 horas.

O Cine-teatro João d’Oliva Monteiro vai ser palco de um espetáculo ímpar do Cistermúsica. O alcobacense Manuel Campos vai “cruzar” o som da sua percussão com a dança de Alia Kache, que já protagonizou um dos pontos altos deste ano do festival com “Caricature of She”. O espetáculo tem lugar este sábado, a partir das 22 horas.

O percussionista e a bailarina vão apresentar as estreias absolutas de “Dance of the Fool”, de António Chagas Rosa, e “Diálogos” de Dimitris Andrikopoulos, que foram obras encomendadas pela direção artística do festival. O programa inclui, ainda, “Fertility Rites, 1.º e 2.º andamento”, de Christos Hatzis, e “Rebonds A e B” de Iannis Xenakis.

Região de Cister - Assine Já!

Manuel Campos e Alia Kache caracterizam o espetáculo como uma “fusão criativa” entre a percussão e as inspirações portuguesas e norte-americanas, muito diferentes e vincadas em cada um dos artistas. As peças que o alcobacense escolheu interpretar “são muito difíceis” mas, ao mesmo tempo, “muito inspiradoras e desafiantes”, adianta a bailarina norte-americana. Por isso, Alia Kache quis criar um espetáculo visual que “combine perfeitamente” com a percussão. À moda norte-americana, a coreógrafa acredita que o espetáculo vai ser único e “wonderful” que, em bom português, é como dizer que vai ser “maravilhoso”.

Alia Kache tem estado em residência artística no festival a preparar este espetáculo e a trabalhar com alunas da Academia de Dança de Alcobaça, que também vão subir ao palco ao lado da norte-americana . Por outro lado, a nave central do Mosteiro acolhe, no próximo domingo, às 18 horas, a liturgia de São Tiago Maior, interpretado pelo Coro Gregoriano de lisboa. Sob a direção de Armando Possante, o grupo vai “adotar a disposição em que se situava originalmente o cadeiral do coro dos monges”.

Entretanto, a programação Off do festival está de volta, hoje à noite, às 22 horas, com a apresentação do projeto multidisciplinar “Rondó da Carpideira” no largo da Casa da Cultura José Bento da Silva, em São Martinho do Porto.

Os alcobacenses Mário Marques, Daniel Bernardes e Gonçalo Tarquínio vão explorar o trabalho de Michel Giacometti através da música e do vídeo. Por sua vez, a programação Júnior e Famílias regressa com a realização do Brincando com Sons e Palavras, um ateliê especial para bebés que tem lugar no próximo domingo, pelas 11 horas.

A programação da edição deste ano do Cistermúsica chega ao fim, no fim de semana seguinte, com a apresentação do Duo Piaolin, na Igreja Matriz de São Martinho do Porto, da Orquestra Estágio da Gulbenkien, no Mosteiro de Alcobaça, e com o recital de canto e piano da grega Elena Kelessidi e de João Paulo Santos, no Celeiro do Mosteiro. O concerto de encerramento é da responsabilidade da Orquestra Euro-Atlântica que vai, sob a batuta de Joana Carneiro, trazer a “Sinfonia do Novo Mundo de Dvorák”, ao Claustro do Rachadouro.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!