Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Ná pai p’ás marchas desta gente

Data:

Partilhar artigo:

Se não for nazareno terá dificuldades em acompanhar ou perceber as letras das marchas do Carnaval da Nazaré, que são escritas com o sotaque e as expressões locais. Para os nazarenos as marchas, escritas, compostas e cantadas por gente da terra, são a verdadeira essência do Entrudo.

Se não for nazareno ou nunca tiver bebido água da fontinha (expressão usada para quem é de fora, mas já se sente da Nazaré) terá dificuldades em acompanhar ou perceber as letras das marchas do Carnaval da Nazaré, que são escritas com o sotaque e as expressões locais. Para os nazarenos as marchas, escritas, compostas e cantadas por gente da terra, são a verdadeira essência do Entrudo.

Todos os grupos e salas de baile têm uma. O mesmo acontece até com restaurantes, pastelarias, bares ou simplesmente grupos de amigos. Há também a marcha geral, inspirada no mote do Entrudo de cada ano, que é sempre uma expressão típica nazarena. “Ná pai pá gente” já motivou, até à data, umas 20 marchas, mas até à grande semana devem ser apresentadas perto de… uma centena. 

Região de Cister - Assine Já!

Logo no primeiro dia do ano é apresentada a marcha geral – este ano com letra de António Lopes, música de Nuno Abelha, vozes de Tiago Batalha e Victor Maurício e coros de Miguel Ângelo e Nuno Abelha –, a Rádio Nazaré transmite a “Primeira” e são apresentados os reis — em 2018 os monarcas são Adália Maria Santos (Dálinha) e António Oliveira (Tato). A partir daí há marchas novas todas as semanas, divulgadas nas ondas dos 100.6, mas também no bem mais recente Blog Carnaval da Nazaré

As marchas de Carnaval da Nazaré são temas escritos, musicados e cantados por nazarenos, com recurso a expressões típicas locais e ligadas à vivência dos habitantes da vila. Por ano chegam a ser apresentadas mais de uma centena de marchas e este ano até foi criado um hino ao Carnaval, com 13 cantores da terra 

E este ano, para felicidade dos verdadeiros foliões, até foi criado um hino ao Carnaval da Nazaré. João Veríssimo já fez história ao juntar 13 vozes nazarenas no mesmo tema. “A Gente Quer-te Aqui ó pé da Gente” tem letra de João Veríssimo e música de Guilherme Azevedo. 

“A ideia era envolver o maior número de pessoas, juntando as vozes de todas as salas e os principais músicos ligados ao Carnaval da Nazaré”, explica o autor, que escreveu a primeira marcha em 1987 e já assinou “cerca de 140 letras” de marchas.

Tudo o que faz parte do Entrudo da Nazaré está no hino: “as cegadas, a banda infernal, os desfiles na Marginal, as marchas, a folia, o sentimento”. Para Joãozinho, como é popularmente conhecido na vila, o hino também serve de apelo aos palecos (os que não são nazarenos) para “virem ver e sentir este Carnaval”. Isto porque, todos os momentos que fazem parte das comemorações carnavalescas “não se explicam, sentem-se”, diz o entendido em carnavais da Praia.

“Esta foi a marcha que mais me orgulhei de compor em seis anos de Carnaval”, confessa Guilherme Azevedo, que só este ano tem em mãos 26 marchas. O vencedor do programa “Uma Canção Para Ti” (2009) e ex-concorrente do The Voice Portugal (2016) cedeu o seu estúdio para que José Artur Piló, Valter Loureiro, Francisco Taveira, Tiago Batalha, Nuno Estrelinha, Sílvio Salvador, Guilherme Azevedo, Paulo Copa, Hugo Piló, Mário João Estrelinha, André Codinha, António Murranga e Pedro Lucas pudessem gravar o hino. “Como eram muitos, cada músico acabou por gravar apenas duas frases da letra do hino”, explica João Veríssimo, para quem “a união entre as gentes da Nazaré e de fora e a divulgação deste património cultural” são os objetivos mais importantes na criação desta marcha inédita. 

Recordando as marchas “É de Cêda” ou “Mil Carnavais”, de Porfírio Laborinho e José Carepa, que “ainda hoje se ouvem e toda a gente conhece”, o letrista espera que este hino ao Carnaval da Nazaré também sirva de “homenagem” à tradição nazarena. 

E trata-se, efetivamente, de uma tradição. Desde 1970 que se fazem marchas de Carnaval na Nazaré. “Edmundo Maurício teve a ideia de lançar a marcha geral, que é também considerada um hino do Carnaval da Nazaré”. A primeira que fez chamava-se “É entrudo, encosta tudo” e “serviu essencialmente para unir o Carnaval nazareno”, conta Joãozinho.

Além da marcha geral, há vários géneros de marchas. “As sérias, que transmitem o amor e a dedicação ao Carnaval e à Nazaré, há marchas ‘à troncagem’ que é o estilo mais tradicional e depois há as marchas alternativas”, explica o letrista, que fala com orgulho da época do ano “mais aguardada por todos os nazarenos” e em que os foliões se tornam o centro da festa, “ensaiando-se”, ou seja, mascarando-se, e vão dançar, ou melhor, “balhar” os temas musicais do Entrudo nazareno.

“Temos músicas só nossas, dançamos de maneira diferente, tudo é único. O Carnaval sai-nos da alma”, diz o antigo rei do Carnaval, realçando que não há nazareno que não saiba uma marcha de trás para a frente e de frente para trás. “Tu trazes sonhos cheios de fantasia/ O teu nome é Carnaval, és sedução/ Na alma tu trazes tanta alegria/ E ao falar chega a voz ao coração”, faz jus ao Carnaval “mais espontâneo do país”. Goste-se ou não das músicas, uma coisa é certa: ná p’ai pás marchas desta gente, à ó! 

 

Blog Carnaval da Nazaré serve de guia para nazarenos e palecos

“E quem me diz quem são os rês? E s’a’nha marcha sai m’á log? E no Desfile vão mais de sês? Já sê má mode, tá no tê blogue”.  A letra da marcha não engana: o blog Carnaval da Nazaré foi criado em 2010 por Cristiano Vagos precisamente para divulgar as marchas e o Carnaval.

“Recebia inúmeras mensagens a perguntar se já havia novas marchas e como estudo informática decidi avançar com o blog”, conta o jovem, de 25 anos, que tem desempenhado um papel fundamental na divulgação online do Carnaval da Nazaré. 

Além de reunir todas as marchas apresentadas desde 2010, o blogue reúne notícias e informações úteis sobre o Entrudo e promove ainda passatempos. Desde 2016, o nazareno também tem sido o responsável pelo karaoke e o vídeo de algumas marchas, de forma a valorizar e dar a conhecer a autoria das marchas. Foi o caso do hino ao Carnaval da Nazaré: produzido através das imagens de Rui Caria e de Joaquim Batalha (Nazaré TV), a edição final do karaoke foi feita por Cristiano Vagos. O blog transmitiu ainda em direto os bastidores das gravações do hino, para “mostrar a todo o mundo como de facto é feita uma Marcha de Carnaval da Nazaré, algo único e nunca antes feito”. 

O blogue tem uma média de 2 mil visitas diárias e no YouTube tem mais de 1 milhão e meio de visualizações desde a criação do canal. “Nunca imaginei que o blogue fosse evoluir para o que se tornou”, confessa.“Já na vale dizer na sê. Tens o blog do Carnaval”!

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!