Nazaré distinguida por coordenação na manutenção da praia

O município da Nazaré foi o primeiro do País a receber um certificado ISO 14001:2015, no âmbito da coordenação da manutenção com as partes interessadas da gestão da Praia da Nazaré.

A autarquia recebeu esta distinção por cumprir os requisitos das normas de certificação ambiental internacional, "cujos objetivos são criar equilíbrio entre a rentabilidade e a redução do impacte ambiental", lê-se em comunicado.

António Silva, da TÜV Rheinland Portugal (entidade emissora do diploma), justifica a atribuição com o facto de a Nazaré ser "um município que se preocupa com a sustentabilidade e boas práticas ambientais". 

Por seu turno, Orlando Rodrigues, vereador do Ambiente da Câmara da Nazaré, destaca que “este é um importante passo na qualificação do território do concelho", tendo "a clara noção que este é apenas o primeiro passo de muitos que têm de ser dados num processo de melhoria contínua", completa.

A distinção tem validade de três anos, embora sujeita a inspeções anuais para verificar se os requisitos continuam a ser cumpridos. 

Nos últimos três anos, a autarquia colocou "mais 7 rampas no areal; sinalizadores para peões com deficiência visual no início das rampas e das passadeiras"; "estrados em plástico reciclado que substituíram os antigos em madeira (num total de 629, são mais seguros para o utente e mais amigos do ambiente); 9 novos lava-pés; código de cores para daltónicos "ColorAdd" em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos. O investimento passou ainda por um reforço do acesso ao areal e ao mar, e a instalação de uma passadeira tipo Mobi-Mat (de 25 metros quase até à água) para "permitir um serviço de banhos assistidos com auxílio de nadadores-salvadores e duas cadeiras anfíbias existentes na zona norte e zona do estádio".