Quiterense ajuda a fortalecer comunidade

Em Valado de Santa Quitéria não há qualquer café, restaurante ou espaço de convívio. Mas, há um grupo de pessoas determinado em dinamizar a terra, promover o sentimento de comunidade e o espírito de entreajuda, que dá pelo nome de Associação Recreativa e Desportiva Quiterense.

A aldeia, com pouco mais de 300 habitantes, encontra-se “perdida” entre os concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha. Mas isso não faz esmorecer a vontade de Daniel Guilherme e da sua equipa em “fazer coisas acontecer”. Os órgãos sociais da associação tomaram posse apenas no passado mês de fevereiro, depois de um ano em que a associação esteve sob a alçada de uma comissão de gestão. Mas em pouco mais de três meses, a instituição já promoveu vários eventos e conta com um plano de atividades para o resto do ano.

A próxima grande atividade passa pela comemoração do Dia Europeu do Vizinho, no próximo dia 29 de maio. A associação convida todos os quiterenses e vizinhos a trazer comida para partilhar “num grande piquenique”. “Queremos mostrar aos locais e aos de fora que tudo funciona melhor se for feito em conjunto e em comunidade”, defende o presidente da Direção da Associação Recreativa e Desportiva Quiterense.

Depois do sucesso da primeira edição do Espanta Festival, que levou “a grande maioria” dos habitantes a construir espantalhos e a expô-los em frente das suas residências, a instituição vai voltar a promover o projeto.