Rede pública de água em Alcobaça contaminada pelas cinzas

Os Serviços Municipalizados de Alcobaça (SMAS) recomendam que os utilizadores da rede pública de abastecimento de água do norte do concelho evitem consumir água da torneira em virtude de as recentes chuvas terem "transportado" cinzas para o sistema.

As populações de Pataias, Martingança, Burinhosa, Paredes da Vitória, Légua, Falca, Água de Madeiros, Pedro do Ouro e Vale Furado devem "ferver" a água da rede pública antes de a consumir. No entanto, os SMAS garantem que a água pode ser utilizada para banhos e cozeduras.

Os serviços já procederam à "análise e respetiva desinfetação" da água mas pedem a "colaboração" dos munícipes daquela zona. "Estamos a desenvolver todos os esforços necessários no sentido de repor a normalidade no abastecimento de água, pelo que pedimos a compreensão de todos", pode ler-se num comunicado dos Serviços Municipalizados de Alcobaça emitido esta quarta-feira.

Os incêndios do passado domingo na União de Freguesias de Pataias e Martingança consumiram 2.700 hectares de floresta e destruíram uma dezena de habitações.