Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Rodrigo Coxa bate recorde de McNamara com maior onda do mundo

Data:

Partilhar artigo:

Rodrigo Coxa conquistou o recorde mundial para a maior onda surfada, com uma onda na Praia do Norte, na Nazaré, em novembro do ano passado, segundo os prémios de ondas gigantes atribuídos pela Liga Mundial de Surf (World Surf League, em inglês, ou WSL), anunciados este sábado numa cerimónia na Califórnia.

O “Biggest Wave of the Year” pertence assim ao brasleiro, que passa a ser, também, detentor do novo recorde mundial conquistado, uma vez mais, no Canhão da Nazaré. O atleta surfou uma onda de 24,38 metros, mais 61 centímetros que Garrett McNamara em 2011, e estabeleceu um novo recorde do Guiness.

O britânico Andrew Cotton venceu na categoria de “Wipeout of the year”, uma queda estrondosa de uma onda gigante, que surfou na Praia do Norte. Dez ondas surfadas na Nazaré estavam nomeadas para várias categorias dos prémios de ondas gigantes, entre 30 candidatas.

Região de Cister - Assine já!

O presidente da Câmara da Nazaré, que esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios, fala num “dia muito importante” para a Nazaré. “É um dia fantástico, para além de ganhar dois prémios, ganhamos também o recorde do mundo. Saio daqui extremamente satisfeito. A Nazaré afirma-se, cada vez mais, no mundo do surf. É uma nova etapa para a Nazaré”, referiu Walter Chicharro.

Agradecendo tudo o que se tem feito pelo surf na Nazaré, nomeadamente com a Surfer Wall, espaço museológico instalado no Forte de S. Miguel, Rodrigo Coxa confessou ser “muito especial viver este momento”. “Divido este prémio com o Sérgio Cosme, meu parceiro, a pessoa que me colocou na onda” que venceu o prémio da Big Wave Awards/ WSL”, acrescentou o surfista que vai agora integrar o livro de recordes do Guinness.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartoon 24-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!