Rui Caria dá nas vistas com fotografias a preto e branco

O fotógrafo Rui Caria venceu o 1.º lugar do concurso “Monovisions Photography Awards 2018”, na categoria de Photojournalism/Series, com a reportagem fotográfica sobre os migrantes ilegais e os refugiados, no mar Mediterrâneo, abordo do Navio da República Portuguesa; Viana do Castelo.

“A reportagem fotográfica ‘The Refugrants’, que já tinha recolhido algum reconhecimento em diferentes concursos chegando a estar exposta em Paris, chegou agora ao primeiro lugar na série de fotojornalismo neste concurso para fotografias a preto e branco e isso é sempre uma honra”, adianta o nazareno ao REGIÃO DE CISTER.

Foi em outubro do ano passado que teve a oportunidade de embarcar a bordo do Navio da República Portuguesa, Viana do Castelo, para fazer a cobertura da missão Triton, com o objetivo de resgatar refugiados que se lançaram à sorte, em pequenas embarcações, quase sem comida ou água, à deriva no mar Mediterrâneo. O que viveu ao longo daquele mês fê-lo questionar-se sobre como seriam consideradas aquelas pessoas, se refugiados ou emigrantes ilegais, pois os conceitos aos poucos foram perdendo a clareza. Daí surgiu o nome do projeto “the refugrants”, uma nova palavra para definir o propósito daqueles que largam tudo com a esperança de um futuro melhor.

“Este prémio não é meu, é de toda a guarnição do Viana do Castelo, que durante 34 dias me acolheu como um dos seus. A todos, obrigado”, agradeceu o fotojornalista. O nazareno começou a trabalhar como
repórter de imagem na década de 1990, já foi professor na área da multimédia e dedica-se também ao fotojornalismo. Internacionalmente reconhecido por editores de sites de fotografia, nomeadamente
National Geographic, 500px, Leica Fotografie International, Getty Images, entre outros, esta não é a primeira vez que o fotojornalista é premiado. As suas fotografias já lhe valeram a conquista de vários concursos fotográficos, entre várias menções honrosas.

Rui Caria tem o seu trabalho publicado em diversos livros de fotografia internacionais e jornais, nomeadamente The Telegraph, Daily Mail, Metro New York and Metro Luxembourg.