Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Seis freguesias da região na 1.ª prioridade de limpeza de terrenos

Data:

Partilhar artigo:

Os concelhos de Alcobaça e da Nazaré têm seis freguesias consideradas de 1.ª prioridade do Governo para a limpeza de terrenos, como prevenção para os incêndios florestais.

Os concelhos de Alcobaça e da Nazaré têm seis freguesias consideradas de 1.ª prioridade do Governo para a limpeza de terrenos, como prevenção para os incêndios florestais.

As autoridades urgem, assim, que os proprietários das freguesias de Aljubarrota, Benedita, Évora de Alcobaça e Turquel, no concelho de Alcobaça, e as freguesias da Nazaré e de Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, procedam às limpezas dos terrenos florestais até ao próximo dia 15 de março. O concelho de Leiria tem tantas freguesias na lista de 1.ª prioridade como Alcobaça e, no distrito, Porto de Mós é o concelho com mais freguesias em “alerta” para a limpeza.

Região de Cister - Assine Já!

Nélio Gomes, responsável pelo gabinete de Proteção Civil do concelho de Alcobaça explica que, neste momento, a Proteção Civil “está a sensibilizar os proprietários para a limpeza voluntária dos terrenos”.

Depois do dia 15 de março começa a “fase de fiscalização”, em parceria com a GNR, para identificar os terrenos por limpar. Os proprietários desses terrenos serão “notificados e será aplicada uma coima”. Se, mesmo assim, os terrenos florestais não forem limpos, o município poderá substituir-se aos proprietários e “executar a limpeza”, que será faturada aos donos dos respetivos terrenos.

“Se todos os proprietários limparem os terrenos até ao final do prazo estamos todos a ganhar: evitam-se as multas, os municípios não têm de gastar dinheiro e em caso de incêndio as florestas estão limpas”, conclui o também comandante dos Bombeiros Voluntários de Pataias.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!