Seis freguesias da região na 1.ª prioridade de limpeza de terrenos

Os concelhos de Alcobaça e da Nazaré têm seis freguesias consideradas de 1.ª prioridade do Governo para a limpeza de terrenos, como prevenção para os incêndios florestais.

As autoridades urgem, assim, que os proprietários das freguesias de Aljubarrota, Benedita, Évora de Alcobaça e Turquel, no concelho de Alcobaça, e as freguesias da Nazaré e de Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, procedam às limpezas dos terrenos florestais até ao próximo dia 15 de março. O concelho de Leiria tem tantas freguesias na lista de 1.ª prioridade como Alcobaça e, no distrito, Porto de Mós é o concelho com mais freguesias em “alerta” para a limpeza.

Nélio Gomes, responsável pelo gabinete de Proteção Civil do concelho de Alcobaça explica que, neste momento, a Proteção Civil “está a sensibilizar os proprietários para a limpeza voluntária dos terrenos”.

Depois do dia 15 de março começa a “fase de fiscalização”, em parceria com a GNR, para identificar os terrenos por limpar. Os proprietários desses terrenos serão “notificados e será aplicada uma coima”. Se, mesmo assim, os terrenos florestais não forem limpos, o município poderá substituir-se aos proprietários e “executar a limpeza”, que será faturada aos donos dos respetivos terrenos.

“Se todos os proprietários limparem os terrenos até ao final do prazo estamos todos a ganhar: evitam-se as multas, os municípios não têm de gastar dinheiro e em caso de incêndio as florestas estão limpas”, conclui o também comandante dos Bombeiros Voluntários de Pataias.