Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Semana Cultural arrancou no Externato Cooperativo da Benedita

Data:

Partilhar artigo:

A Semana Cultural arrancou esta quarta-feira, no Externato Cooperativo da Benedita (ECB).

A Semana Cultural do Externato Cooperativo da Benedita (ECB) arrancou esta quarta-feira, juntando alunos, professores e convidados para inaugurar oficialmente as atividades e a XVI Feira do Livro, que decorre até ao próximo domingo.

No auditório da escola, o diretor do ECB, Nuno Rosa, inaugurou o evento sublinhando o “dinamismo e atividade do ECB”, conseguido com o “empenho dos alunos, professores e funcionários” ao longo do ano, bem como de todos os “patrocinadores e instituições que apoiam e acreditam neste projeto”. O presidente da câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, corroborou, afirmando que esta iniciativa cultural “mais do que justifica o apoio financeiro e logístico por parte da câmara”, recordando também a “enorme importância do livro na educação e no bem-estar” das pessoas.

Região de Cister - Assine já!

Durante estes cinco dias, as portas estarão abertas para quem quiser visitar o ECB, podendo assistir a “uma diversidade de palestras, workshops e torneios desportivos”, enumera o diretor da escola. No âmbito da XVI Feira do Livro, Nuno Rosa acredita que esta “estimula aos hábitos de leitura, não só dos alunos mas também das respetivas famílias”, que visitam o certame. “A Semana Cultural é um evento de elevada importância, não só pelas atividades que os alunos ajudam a organizar, mas também por se encontrarem aqui muitas associações a que o ECB se fez parceiro”, reforça o diretor, como é o caso do Sorriso Amigo e da Universidade Sénior da Benedita, entre outras entidades.

Mas nem só de ciências humanas se faz a Semana Cultural, há também espaço para as ciências científicas, com os laboratórios abertos com experiências para quem queira assistir e, até, experimentar.

Também presente na inauguração esteve a vereadora da cultura da câmara de Alcobaça, Inês Silva, que elogiou o evento como “o mais importante marco cultural da região” organizado por uma escola, devendo este “servir como exemplo devido à sua dinâmica”, tendo em conta que “são muitas as instituições convocadas a participar” na iniciativa.

Apesar de um livro se ler sozinho, pode-se dizer que, neste caso, junta muitas pessoas, tal como sublinhou a vereadora Inês Silva “o livro é um objeto cultural imprescindível”.

A Semana Cultural encerra com a cerimónia da associação Sorriso Amigo, que assinala 15 anos, pelas 18:30 horas de domingo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!