Sondagem do Jornal de Leiria dá maioria absoluta ao PSD em Alcobaça

Paulo Inácio deverá recuperar a maioria absoluta em Alcobaça perdida há quatro anos, segundo a sondagem publicada esta quinta-feira no Jornal de Leiria.

O quarto mandato do candidato do PSD, que segundo os dados da sondagem do Instituto de Pesquisa e Opinião de Mercado (IPOM) terá uma votação perto dos 45%, um aumento de quase 10% em relação aos resultados eleitorais de 2013, será alcançado à custa de um eleito do PS ou da CDU. De acordo com o estudo, Carlos Bonifácio (CDS-PP) deverá descer ligeiramente na votação (menos 3% face a 2013), mas não põe em causa o seu lugar no executivo municipal.

Ao que o estudo antevê, a disputa apertada pelo último lugar na vereação será entre o PS e a CDU. Caso os socialistas levem a melhor, segurarão os dois mandatos que têm, enquanto a CDU deixará de estar representada no executivo. No entanto, a sondagem deixa em aberto a possibilidade de o PS ficar reduzido a um vereador, no caso Cláudia Vicente, o que permitiria a Rogério Raimundo manter-se no executivo.

Já o Bloco de Esquerda, que candidata António Delgado, não deverá ir além dos 2,6%, e o PDR, com Lúcia Duarte, ficará com 1,3% dos votos dos eleitores.

Os dados relativos aos indecisos podem fazer diferença, uma vez que a sondagem aponta para um valor na ordem dos 32%, destacando-se os quase 23% de inquiridos que admitiram que não irão votar.