Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Sónia Tavares em entrevista

Data:

Partilhar artigo:

O REGIÃO DE CISTER entrevistou a “voz” dos The Gift para falar sobre o sétimo álbum da banda alcobacense. Sónia Tavares fala on the record sobre o que considera ser uma “reinvenção” da banda pela mão do produtor britânico Brian Eno.

Antes da apresentação de “Altar” ao mundo, o REGIÃO DE CISTER entrevistou a “voz” dos The Gift para falar sobre o sétimo álbum da banda alcobacense. Sónia Tavares fala on the record sobre o que considera ser uma “reinvenção” da banda pela mão do produtor britânico Brian Eno.

REGIÃO DE CISTER (RC) > “Altar” é o topo da carreira dos The Gift ou é mais uma fase?
SÓNIA TAVARES (ST) > Normalmente qualquer disco que lançamos é o topo da nossa carreira, a ideia é nunca fazer pior que o anterior. Claro que agora temos a fasquia mais elevada com o Brian Eno, que nos acompanhou nesta odisseia que foi fazer este disco. Para nós fica a experiência única. Se há 20 anos dissessem que íamos trabalhar com o Brian Eno nunca acreditaríamos. Claro que este é o expoente máximo da nossa carreira, não sei se esta experiência se vai voltar a repetir. Foi muito intenso, dois anos de gravação e sessões feitas entre Espanha, Portugal e Inglaterra. 

Região de Cister - Assine já!

RC > Porquê tanto tempo?
ST >  Nós nunca sabemos quanto tempo é que as coisas vão durar. Às vezes uma canção pode demorar um mês ou um dia a escrever e depois pode demorar um ano a gravar. Ou porque ainda não é o caminho que queremos, ou porque não estamos totalmente contentes e vamos reescrevendo. E uma vez que o Brian também tinha uma agenda muita apertada, não podia estar connosco durante longos períodos de tempo, decidimos fazer isto em vários períodos de quinze dias, e por isso durou o tempo que foi preciso até estar concluído.

RC > Quais são as expectativas para o álbum?
ST >  O álbum está pensado para uma escala global e era uma pena que assim não fosse. Consideramos que é um disco tão bom, tão bem feito e produzido e com tanto carinho que era uma pequena que não fosse conhecido pelas pessoas de todo o mundo. Não há músicas em português, nem fazia sentido. Num álbum tão perfecionista não penso que coubesse uma música portuguesa à moda dos The Gift e já que tínhamos o Brian Eno aproveitámos para fazer coisas diferentes porque um “Clássico” sabemos nós fazer sozinhos…

RC > Que sonoridade é que podemos esperar do novo álbum?
ST >  Os The Gift têm aquela marca e agora ainda ficou mais apurada com o Brian Eno. Chegámos a ouvir canções que dão a sensação de que as podíamos ter feito no início da nossa carreira. Encontramos semelhanças na simplicidade. O Brian percebeu muito bem a nossa essência, limou as arestas e tirou o melhor que são os The Gift. Foi assim que as coisas foram fluindo.

RC > Qual a razão do nome “Altar”?
ST >  Altar é como um… Nem sei bem por que é que escolhemos altar. Queríamos que fosse uma forma de imaginar a palavra celebração, mas consoante os critérios da imaginação de cada um. Num altar celebram-se imensas coisas, não têm de ser estritamente ligadas à religião. No fundo, é onde se celebram coisas. E, neste caso em particular, queremos celebrar a música.

RC > Que feedback é que têm tido do pouco que ainda foi desvendado do disco?
ST >  Temos estado a ser muito bem recebidos pelo público com estas três canções [“Love Without Violins”, “Clinic Hope” e “Big Fish”] que já lançámos. Tivemos uma excelente crítica na revista Uncut, com uma nota de 8 em 10, o que, podemos dizê-lo, é um feito, sobretudo para uma banda portuguesa. Já o jornal Público disse bastante mal de nós. Mas, lá está, esses não nos interessam nada. Sempre construímos carreira à parte da imprensa portuguesa. Enquanto ainda houver público e vontade que os The Gift continuem numa carreira nós vamos continuar, porque também temos vontade. E não vendemos mais ou menos discos por causa do que a imprensa portuguesa diz. Vendemos muito mais discos com aquilo que a imprensa estrangeira diz.

“Faz todo o sentido começar a digressão do álbum em Alcobaça”

RC > Os alcobacenses estão com os The Gift, e prova disso é o concerto duplo que já está esgotado. Começar a digressão de apresentação do álbum em “casa” é uma forma de retribuição?
ST > É uma forma simbólica. Também a nível de logística nos dá jeito começar aqui a digressão. Mas claro, faz todo o sentido começar aqui em casa, é daqui que tudo parte. Alcobaça faz parte dos nossos planos. Normalmente é simbólico, ou seria o encerro da digressão ou, como neste caso, o início.

RC > Como é que conheceram o Brian Eno?
ST >  Curiosamente foi o Nuno [Gonçalves] que o conheceu no Brasil. Estavam os dois a propósito de um convite para trabalhar num projeto que se chamava Afro Lata, que criou instituições nas favelas para mostrar outros caminhos aos mais novos que não o da criminalidade. E estavam lá os dois integrados e conheceram-se, ficaram amigos e foi uma feliz coincidência.

RC > Como foi trabalhar com o Brian Eno?
ST >  Foi reaprender coisas, foi perceber que podemos sempre fazer as coisas de forma diferente, uma nova visão, uma nova forma de olhar para as letras e para as canções. Conhecemos muita música que estava completamente fora do nosso percurso que o Brian nos mostrou. Portanto, é trabalhar com uma das pessoas mais interessantes do mundo.

RC > Por causa disso sentiram alguma responsabilidade adicional?
ST >  Responsabilidade é mais dele, do que nossa, nós não tínhamos nada a perder, fosse bom ou fosse maus. Nós é que se fossemos realmente muito maus, quem tinha a perder era o Brian Eno. Mas isso não aconteceu. Mais que uma responsabilidade, foi um prazer, uma experiência única.

RC > Brian Eno esteve em Alcobaça durante alguns dias. O que é que lhe mostraram da cidade?
ST >  O Mosteiro e ele ficou fascinado, chegava a dizer que conseguia perceber o porquê de as nossas canções terem tanta pompa e eram uma odisseia forte. Claro, que uma pessoa olhando para o Mosteiro todos os dias tem logo uma perspetiva de pensar em grande. Impossível pensar pequeno. 

RC > Deram-lhe a provar os nossos doces?
ST >  Sim, ainda por cima ele não diz não a nada e comeu bem, experimentou de tudo e gostou. O Brian [Eno] ficou fã da cidade.

RC > Sentem-se os embaixadores de Alcobaça?
ST >  Não, não me sinto embaixadora de coisa nenhuma. Claro que levamos o nome de Alcobaça a todo o lado onde vamos e se é isso que significa ser embaixador, então posso dizer que somos uma espécie de embaixadores da cidade. É um grande orgulho poder dizer que somos de uma cidade tão simbólica, onde passamos uma adolescência felicíssima, e provavelmente isso reflete-se no que somos hoje. Obviamente que Alcobaça faz sempre parte dos nossos planos. Foi aqui que tudo começou, primeiro num sótão e depois num bar, mas foi daqui que saímos.

RC > Quando atuam no estrangeiro fazem questão de fazer referência que são de Alcobaça?
ST >  Não, nem por isso. Nós dizemos que somos de Portugal. Dizer que somos de Alcobaça já seria informação a mais. Saber onde é Portugal já é bom. O verdadeiro embaixador de Portugal é graças a Deus o Cristiano Ronaldo.

RC > Vocês passam tanto tempo juntos, tanto em Portugal como lá foram. Chegam a fartar-se uns dos outros?
ST >  Nós estamos sempre a trabalhar, já estamos juntos há tanto tempo que já não há surpresas, também temos sempre de dar a volta por cima dos obstáculos… Pareço um jogador de futebol a falar. Como temos sempre um objetivo comum e a nossa vontade é que as coisas corram bem, havemos sempre de contornar caminho para lá chegar, de uma forma ou de outra. Já somos uma família, não é uma questão de nos aturarmos ou não, não é propriamente uma namorada, já é uma coisa mais comprometida.

RC > O que é que aí vem para os The Gift?
ST >  Então, agora vem aí a tour de auditórios até ao final de maio, em junho temos imensos concertos já por espaços abertos e vamos estar no Brasil e na América. Estamos com o verão já muito completo e só depois é que paramos um bocado, já depois de ir a Londres fazer a promoção internacional do álbum.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Agrupamento 1022 do Vimeiro dinamiza noite de fados no Salão Paroquial

O Agrupamento 1022 do Vimeiro, que pertence ao Corpo Nacional de Escutas, vai levar a cabo, no próximo...

Peditório de Natal permitiu aos Bombeiros de São Martinho do Porto adquirirem mais material de socorro

Os Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto adquiriram, recentemente, novos equipamentos com vista ao socorro à população. Nesse...

Sede da ARD Quiterense vai ter nova vida após acordo para cedência do espaço

A sede da Associação Recreativa e Desportiva Quiterense (ARD Quiterense), situada no Valado de Santa Quitéria, freguesia de...

CCR Casal dos Ramos avança com intervenção na capela

A Direção do Centro Cultural e Recreativo do Casal dos Ramos (CCR Casal dos Ramos) decidiu avançar para...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!