Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Valadenses mostram dotes culinários em programa da RTP

Data:

Partilhar artigo:

Os primos Samuel Paiva e Ricardo Ruivo participaram no programa “A Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Tua” e trouxeram para Valado dos Frades o prémio máximo do concurso. 

Os primos Samuel Paiva e Ricardo Ruivo participaram no programa “A Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Tua” e trouxeram para Valado dos Frades o prémio máximo do concurso. O programa, emitido pela RTP entre a passada quinta-feira e anteontem, meteu os primos a cozinhar e a provar dotes “improváveis” mas, ao mesmo tempo, a confirmação de um talento.

De um lado da prova Ricardo Ruivo. Estuda cozinha na Escola de Hotelaria de Fátima e cozinha desde os 10 anos de idade. O jovem de 16 anos apresentou-se no programa como chefe de equipa e chef de cozinha. Do outro lado, estava Samuel Paiva, que pouco ou nada se “ajeitava” com as panelas e os tachos. Mas com muita entreajuda e “picardias” de primos à mistura, o certo é que os valadenses conseguiram surpreender o júri do programa e venceram quatro edições consecutivas do concurso, o máximo permitido pelo regulamento. As vitórias valeram aos cozinheiros 800 euros em compras no grupo Sonae.

Região de Cister - Assine já!

A dupla cozinhou iguarias como “lombo de porco com migas de tomate à chef”, “filetes de dourada puré de couve-flor e cenouras baby” ou “pato com puré de batata doce”. A estratégia dos familiares foi “simples”: o “chef” Ricardo Ruivo dava as ordens e Samuel Paiva executava. Antes do programa, Samuel Paiva “não sabia fazer praticamente nada, além do básico do arroz e pouco mais”, revela, em tom de brincadeira. 
Mas, ao longo das gravações, Ricardo Ruivo foi verificando “uma grande evolução” no parceiro culinário e, quatro episódios depois, estava “certificado” para cozinhar  banquetes para a família e para os amigos.

O futuro de Ricardo Ruivo passa, de uma forma ou de outra, pela culinária. Nesse sentido, a experiência de participar no “A Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Tua” foi “muito boa”. “Tento sempre retirar algo de útil de cada experiência e participar no programa permitiu aplicar competências”, adianta o valadense, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. O facto de ser uma chef profissional a avaliar os pratos também “permitiu que a dupla recebesse algumas dicas” para aperfeiçoar técnicas e apurar sabores, refere Ricardo Ruivo, que também dá cartas no rinque, representando, há vários anos, as equipas de hóquei em patins da Biblioteca Instrução e Recreio, em Valado dos Frades. 

A dinâmica entre família motivou vários momentos caricatos durante os programas, sobretudo devido à falta de experiência de Samuel. Mas, com a ajuda do apresentador José Carlos Malato e com muitas doses de humor e boa disposição, os primos conseguiram surpreender e mostraram ser os verdadeiros “mestres da culinária”.
 

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!