Edgar Sacadura aposta em serviços de publicidade e design

Edgar Sacadura tem 22 anos e decidiu apostar num negócio próprio de design e publicidade. O espaço, com o mesmo nome do alcobacense, abriu no dia 1 de abril, na Rua Afonso de Albuquerque, em Alcobaça. E não, não é mentira. 

A criação e remodelação de imagem corporativa, a criação de campanhas e a elaboração de publicidade alternativa são as apostas do empreendedor. “A ideia é modernizar a imagem corporativa das empresas ou negócios próprios para captarem mais clientes e adaptarem-se às exigências do mercado”, sublinha Edgar Sacadura, que tem trabalhado na área do design e publicidade em diversas empresas na região. “A vantagem de abrir um negócio nestas condições é que parte dos clientes já são conhecidos”, acrescenta. 

O ateliê de design e publicidade disponibiliza ainda serviços gráficos como design de cartões de visita, logótipos, cartazes e flyers, embalagens, convites, brindes e cartazes, etiquetas e placas. “Os nossos clientes podem ser de todo o género: empresas, associações e particulares. Trabalhamos com algumas empresas que estão a dar os primeiros passos e trabalhamos com empresários em nome individual, que por vezes nem têm necessidade de um espaço físico mas precisam, no mínimo, de um cartão de visita“, explica Edgar Sacadura, que assegura a criação de design gráfico. A impressão dos produtos fica a cargo de gráficas associadas.

“Esta área é bastante abrangente, permitindo chegar a diversos clientes”, sublinha o jovem, que pretende divulgar o seu projeto na região. Uma das estratégias será a utilização de parte do espaço do ateliê para promover exposições. “Desejo que este seja um espaço de partilha de cultura e ideias e não apenas um espaço de serviços”, explicação empreendedor, que prevê organizar workshops e outras atividades lúdicas na área das artes no seu novo espaço comercial. 

Para inaugurar este espaço de exposições temporárias, Edgar Sacadura fez um levantamento da evolução de logótipos de grandes marcas, como a McDonald’s, a Canon e a Google, e expôs a evolução nas paredes do ateliê. “O objetivo é que as pessoas também percebam que as grandes marcas são as que gastam mais em publicidade, mesmo quando já têm notoriedade”, reforça o alcobacense.

As exposições temporárias são abertas ao público e aos artistas da região. “A ideia é começar pelos artistas de Alcobaça – artesanato, pintores, escultores – mas, quem sabe, poderá divulgar o trabalho de muitos portugueses”, afirma Edgar Sacadura, para quem “a partilha de ideias é fundamental na criação e produção de artes“.

A pensar no sucesso de cada cliente, o designer pensou em ofertas personalizadas. “A ideia é pegar no orçamento que a pessoa pode investir e arranjar soluções para esse valor”, adianta o jovem. Uma mente criativa, com assinatura, com certeza, de Edgar Sacadura.

“A imagem corporativa é essencial para o sucesso”

Com portas abertas há pouco mais de uma semana, o ateliê de design e publicidade de Edgar Sacadura anseia conquistar uma carteira de clientes e uma boa rede de parcerias. O jovem
empreendedor considera que o sucesso dos seus clientes ditará o sucesso do seu negócio.

REGIÃO DE CISTER (RC) > O que leva um jovem de 22 anos a apostar num negócio próprio na área da publicidade e design?
Edgar Sacadura (es ) > Trabalhei em design durante vários anos, mas entretanto o mercado ficou saturado, perdendo vários postos de trabalho. Como o feedback dos clientes era
bom em relação ao meu trabalho, optei por abrir um espaço próprio.

RC > Quais os principais desafios que esta área enfrenta?
ES > Primeiro o mercado, que acaba por originar o desinvestimento das empresas na publicidade. O outro desafio é alertar as pessoas que não podem desistir da publicidade, porque não comunicando o produto/serviço, os potenciais clientes acabam por não saber que a marca existe. Normalmente os pequenos comerciantes são os que menos apostam em publicidade e os grandes cortam porque já são conhecidos e depois perdem os clientes e não percebem o porquê. A imagem corporativa é essencial para o sucesso.

RC > Quais os objetivos para o futuro?
ES > Espero daqui a um ano ter uma carteira de clientes grande, ter parceiros importantes e pessoas que nos consultem regularmente. Este negócio gere-se no sucesso dos outros. Quanto mais os outros ganham, mais evoluimos. O bom nesta área é que podemos trabalhar para todo o País.

BI

Designação: 
Edgar Sacadura - Design e Publicidade
Fundação: 
2015
Número de Trabalhadores: 
1
Administração: 
Edgar Sacadura
Actividade: 
Design e Publicidade
Facturação: 
Não aplicável
Principais serviços: 
Criação de logótipos, cartões de visita, convites , catálogos, flyers , brindes e lembranças
Sede: 
Alcobaça
Telefone: 
911148257