O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) acolheu a implementação de um novo projeto de energia solar com uma potência instalada de 185,64 kWp, que inclui a instalação de 312 painéis fotovoltaicos e uma produção anual estimada de 240 MWh de energia.
A instalação, levada a cabo pela empresa Cleanwatts, permite que a instituição registe uma poupança média na tarifa de eletricidade superior a 50%, garantindo também maior independência energética e evitando a emissão de cerca de 119 toneladas de CO2 por ano.
Desde o final do mês de setembro, o ECB passou a consumir energia proveniente da sua própria central fotovoltaica.
A Comunidade de Energia, que aguarda ainda aprovação para entrar em funcionamento, “permitirá partilhar o excedente de energia com futuros membros, proporcionando-lhes uma tarifa média 20% inferior às tarifas energéticas de mercado – o equivalente a uma poupança anual de uma fatura mensal de eletricidade”, explica a Cleanwatts em comunicado.
Com 990 alunos, o ECB reforça, com este projeto, o seu compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética, contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável.


