Dois restaurantes do concelho de Alcobaça ganham medalhas em concurso com Vinho do Porto, que valoriza a arte da gastronomia com aquele néctar dos deuses
Com o Vinho do Porto à mesa
O restaurante Taverna do Baleia, da Benedita, recebeu a medalha de prata, enquanto o restaurante Sentidos, do Your Hotel & Spa, na Fervença, foi galardoado com uma medalha de bronze. Alcobaça foi o único concelho do Oeste e do distrito de Leiria a justificar medalhas com os seus restaurantes no “10.º Concurso Gastronomia com Vinho do Porto 2018”, promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, em parceria com a revista Inter Magazine. Mas o Afinidades, de Caldas da Rainha, recebeu um diploma de participação e também pode festejar a distinção.
Nos 100 restaurantes galardoados, apenas 28 tiveram direito a medalhas de ouro, o que não significa que os restantes fiquem atrás no que diz respeito à utilização do Vinho do Porto na gastronomia e na própria carta de vinhos disponibilizada aos clientes.
Segundo a organização, o concurso “tem como objectivo a promoção dos Vinhos do Porto e do Douro em combinação com o melhor da gastronomia portuguesa”, pretendendo-se “promover e incentivar a criatividade dos restaurantes, elegendo os Vinhos do Porto e do Douro como indispensáveis ao acompanhamento harmonioso das refeições”.
Os concorrentes participaram em três categorias: gastronómico (fine dinning), informal (casual) e tradicional (típico). Aos restaurantes são atribuídos diplomas de acordo com a pontuação atingida e a categoria em que estão inscritos. São ainda distinguidos os restaurantes que apostem na melhor promoção/comunicação do menu a concurso e que apresentem a melhor carta de Vinhos do Porto.
Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, valoriza o facto de, pela primeira vez na história do concurso, terem sido avaliados 100 restaurantes, percorridos cerca de 3.300 quilómetros durante 8 semanas. "São, de facto, resultados marcantes que espelham a credibilidade que o concurso alcança junto dos profissionais de restauração portugueses, simultaneamente público-alvo e atores privilegiados, neste desafio de unir a arte culinária à excelência dos vinhos da Região Demarcada do Douro”, explica o dirigente.
Apesar de Alcobaça e Caldas da Rainha terem restaurantes que dão relevo ao Vinho do Porto na gastronomia, os vencedores do concurso foram outros. Para memória futura, aqui ficam os grandes triunfadores:
– Melhor Promoção do Concurso: Restaurante JARDIM, Hotel Axis Vermar, Póvoa de Varzim;
– Melhor Carta de Vinhos do Porto: Restaurante REI DOS LEITÕES, Mealhada;
– Melhor Entrada: Restaurante O GEADAS, Bragança | “Couscous de cogumelos com perdiz estufada” & Porto Graham’s 30 Anos;
– Melhor Prato: Restaurante SRA. PELITEIRO, Esposende | “Filet mignon com molho de pimentas, cantarelos, puré de batata doce e nabo baby” & Porto Portal LBV 2011;
– Melhor Sobremesa: Restaurante FERRUGEM, Vila Nova de Famalicão | “Queijos portugueses, figo pingo-de-mel com vinagre e folhas secas de amêndoa” & Porto Andresen Branco 20 Anos;
Como o novo ano é sempre uma época de resoluções, talvez este concurso o inspire a tentar algo na cozinha.