Agenda
Com a vinda da primavera, chega também o Festival Manobras

Já foi retomada a quarta edição do Manobras - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, e com espetáculos a não perderes.

10 Maio, 2021

Com a vinda da primavera, chega também o Festival Manobras

Com o objetivo de ser revolucionário e assumindo uma atitude corajosa de avançar com espetáculos em dois momentos distintos, o evento aposta em projetos artísticos em espaços não convencionais, dando a conhecer propostas que mobilizam as populações com toda a segurança. Trata-se de uma série de espetáculos de marionetas, organizado pela Artemrede que se realiza entre 24 de abril a 13 de junho

Esta edição do festival conta com 49 apresentações, com a programação a acontecer  até 13 de junho, com iniciativas em 13 municípios do país, cinco dos quais na nossa região, sendo eles  Alcobaça, Alcanena, Tomar, Pombal e Alcanena.

Os  espetáculos da edição Primavera 2021 procuram celebrar o regresso às formas artísticas em presença e a capacidade dos artistas imaginarem futuros com os espectadores e serão apresentados por companhias como  a Radar 360º, LUA CHEIA Teatro para Todos, Cláudia Gaiolas, WETUMTUM, Trupe dos Bichos, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Partículas Elementares, Teatro Mais Pequeno do Mundo, Trupe Fandanga, Alma D’Arame e Teatro Só.

PROGRAMAÇÃO ALCOBAÇA, POMBAL, TORRES VEDRAS, TOMAR  E ALCANENA 

 

Alcobaça

Em Alcobaça irão ser apresentados os espetáculos “Arquétipo”, que convida o espetador a refletir sobre o amor na sociedade, “Ciclo Antiprincesas”, uma série de quatro espetáculos criados por Cláudia Gaiolas a partir da coleção de livros Antiprincesas, sobre mulheres que marcaram a história. “Crassh”, dos DuoCircus trata-se de um espetáculo muito ligado aos sons e aos movimentos, onde tudo serve para fazer música. “Ninho” retrata uma linda história, sem proferir uma única palavra e teve como inspiração um dos poemas mais singelos do escritor Miguel Torga. “O meu pequeno grande mundo” conta a história de três personagens caricatas que por motivos diferentes, escolheram mudar de vida. O espetáculo “Pequena Circoonferência” é dedicado ao pequeno público, com uma performance que flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspirar ser um artista de circo. Por último, “Sorriso” conta a história de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.

 

Pombal

Em Pombal, os espetáculos apresentados são o “Arquétipo”, “Crassh”, “O meu pequeno grande mundo”, “Pequena Circooferência”, “História a Meias”, apelativo às crianças pois joga-se ao faz de conta. “Qubim” e “Solitária” também estão confirmados.

 

Torres Vedras

Torres Vedras conta apenas com o espetáculo “Qubim”.

 

Tomar

O município de Tomar conta com “Crashh”, “Ninho”, “Pequena Circooferência”, “Qubim” e “Teatro de Robertos”, onde são apresentadas duas histórias tradicionais de Dom Robertos, sendo elas “O barbeiro diabólico” e “O castelo dos fantasmas”.

 

Alcanena

“Ciclo Antiprincesas”, “Crashh”, Solitária”, “Sorriso” e “Teatro dos Robertos” são os espetáculos que os munícipes de Alcanena poderão assistir e desfrutar.

“Num ano particularmente difícil para as estruturas e eventos culturais, o Manobras assegura a programação nos territórios não só cumprindo todas as normas de saúde pública em vigor, como encontrando formas artísticas que promovem a participação dos espectadores de forma totalmente segura”, informa o festival relativamente à situação pandémica que nos encontramos.

 

Se te queres divertir e passar um bom bocado com teatro de marionetas, esta é a tua oportunidade. Acede à programação neste endereço e compra já o bilhete.

Veja também

23 Abril, 2021
Foi um dos filmes escolhidos para assinalar esta semana o regresso presencial às salas de cinema em Portugal, após mais um longo período de confinamento, chegando agora ao grande ecrã com uma...
19 Abril, 2021
O ser humano prospera no conforto e na estabilidade. Há até investigadores que defendem que somos uma espécie preguiçosa e carente de gratificação instantânea. Não vou tão longe, apesar de...
13 Abril, 2021
Há um ano estávamos a experienciar o primeiro confinamento e as estruturas de dança, das profissionais às amadoras, assim como os conservatórios, tiveram que lidar com as restrições impostas pela...