Onde comer
Comer fora dentro de casa
Sara Vieira

Se Maomé não vai ou não pode ir à montanha, vai a montanha a Maomé. O conceito de entrega de comida de restaurantes ao domicílio não é novo, mas ganhou escala com a pandemia

07 Novembro, 2020

Comer fora dentro de casa

A pandemia da Covid-19 encerrou alguns negócios, colocou outros na corda-bamba mas também foi o motor para o arranque de novos negócios, como a entrega de comida de restaurantes ao domicílio. 

O serviço já era a sétima maravilha do mundo para quem não tem qualquer talento na cozinha ou mesmo para quem nem sempre tem tempo para cozinhar. Mas, para infelicidade de muitos, ainda só era possível encomendar refeições de restaurantes em locais com maior densidade populacional. 

O confinamento a que todos tiveram de se sujeitar a partir de março deste ano veio mudar esse panorama: sem que as pessoas pudessem sair de casa houve quem decidisse avançar ou alargar o serviço de entrega de refeições a novos concelhos. E foram vários os negócios que acabaram por nascer em plena pandemia, permitindo que os pratos do nosso restaurante preferido fossem servidos em nossa casa.

Use e abuse desta lista de serviços:

É pedir & comer

Pedro Vieira criou a empresa Pede & Come no ano passado, mas a pandemia levou o leiriense a aumentar a sua área de negócio. Chegou à Nazaré, em junho, e a Alcobaça, em novembro.

A empresa, que ganhou força com a pandemia, chega ainda às populações de Leiria, Tomar, Pombal, Marinha Grande, Fátima e Figueira da Foz. 

O custo dos primeiros 3 quilómetros é de 1,90 euros e acresce 70 cêntimos a partir dos 4 quilómetros.

“Come”... to me

O ”Come To Me”, do Grupo FF, donos de espaços como o Mosteiro do Leitão, o Frango da Vila e o Monumental Sushi, chegou muito recentemente aos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós.  

O serviço, que chega também a Leiria, Fátima, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Golegã e Alcanena, foi criado para encurtar o caminho entre os restaurantes e os clientes.

Embora ainda não tenha sido feito o lançamento oficial, o negócio já arrancou com a entrega no passado fim de semana quando não foi permitido circular entre concelhos.

 

B!Eats na Benedita

O B!Eats nasceu em maio na Benedita. A empresa leva refeições dos restaurantes beneditenses até aos moradores das freguesias da Benedita, Turquel e Vimeiro. 

Embora o projeto já estivesse planeado antes da chegada da pandemia, foi o contexto da saúde pública que acelerou o negócio do empresário Gerson Costa. 

A empresa leva comida de vários restaurantes da Benedita com uma taxa de entrega de 2 euros. 

 

At home… Nazaré e Alcobaça

Passados seis meses de Nazaré At Home, eis que chega o Alcobaça At Home. O projeto de entrega de comida de restaurantes ao domicílio foi impulsionado pela pandemia e ganha agora escala geográfica.

“Felizmente está a correr muito bem na Nazaré e fomos tendo muita procura em Alcobaça e por isso decidimos expandir o negócio ao concelho vizinho”, avança Catarina Girão, uma das sócias da empresa, que recentemente passou a chamar-se At Home. As entregas serão feitas em todo o território do concelho de Alcobaça.

A taxa de entrega é de 1,99 euros e as encomendas são feitas através do site da empresa. 

 

Comer em Casa na Benedita

O Comer em Casa chegou a Rio Maior e depois à Benedita com a pandemia. A forma mais simples de ir ao seu restaurante preferido naquela região sem sair de casa é encomendar o seu menu através da aplicação. A lista de parceiros é grande, só tem mesmo de escolher. A partir de Rio Maior, a distribuição é feita em todas as freguesias que se situem num raio de 7 quilómetros. O Comer em Casa tem também um serviço de entregas de conveniência, que pode juntar à sua refeição acrescido de uma taxa extra.

Veja também

02 Fevereiro, 2021
  Chocolates, um clássico em versão premium e… "picante"  São um clássico nesta data, mas acredita em nós: não precisas de ir à Bélgica em busca daqueles...
30 Outubro, 2020
  Instalado em Mira de Aire nas antigas instalações da fábrica de tapetes D. Fuas, fundada em 1933, que mais tarde se veio a tornar na emblemática Tapetes Vitória, este recente espaço...
23 Setembro, 2020
Em qualquer lugar da vila é possível avistar o Castelo de Porto de Mós através das suas duas cúpulas em forma de pirâmide, com um acabamento de cerâmica de cor verde, que o torna inconfundível e...