O PiCoollé é a coqueluxe de verão na Nazaré. Os gelados de fruta são frescos, coloridos, artesanais e super instagramáveis
Esqueça o “fruta ou chocolate". Este verão é PiCoollé
Os famosos “gelados de pauzinho”, que no Brasil se chamam picolé e nos Estados Unidos popsicle, chegaram à Nazaré através da PiCoollé, gelataria que se instalou ao lado do Ascensor no início deste verão. Os gelados são feitos todos os dias, sem corantes, sem conservantes e sem aditivos. Uma delícia para os fãs de gelados, mas também para quem é viciado em partilhar fotografias no Instagram.
Tânia de Sousa e Laureana Pequicho são as "idiotas" desta história fresca e doce. Mas é a Ed Sheeran que os clientes bem podem agradecer. "No dia do concerto em Lisboa, no passado mês de junho, provámos um picolé e depressa percebemos que na Nazaré é que a venda daqueles gelados seria um sucesso", conta a alcobacense Tânia de Sousa. Da ideia à concretização do negócio passou um mês. As amigas e sócias fizeram várias formações com brasileiros e italianos no Norte do País, prepararam a decoração de um espaço e abriram a PiCoollé (num trocadilho entre picolé e cool).
No espaço não há mesas, nem cadeiras. Pratica-se o conceito de “pack & go” (até porque a praia está a dois passos). Numa das paredes sobressai o graffiti de uma mulher, de biquíni, a comer um gelado, com a particularidade de os cabelos serem feitos de plantas artificiais. A obra de arte é da autoria de João Olivença, de Caldas da Rainha.
Toda a decoração foi pensada ao pormenor para ser um local fresco e inspirador. "Respira... Acredita", frase que se lê na parede, é prova disso mesmo. Lá fora, na "mini-esplanada", ouve-se um som ambiente e, se tiver sorte em arranjar lugar, pode disfrutar do seu gelado num banco feito de paletes.
Os sabores dos gelados variam conforme a sazonalidade da fruta. Fica à escolha do freguês, que pode ainda acrescenta cobertura de chocolate. Pode ainda optar pel'O Meu PiCoollé, em que pode escolher os toppings (um líquido e dois sólidos) que preferir. A lista é extensa: ganaché de limão, chocolate de ferrero, de kinder bueno, morango, maracujá, morango e pepitas são algumas das sugestões. Se ainda não estiver satisfeito, pode por-lhe um extra topping. Os preços variam entre os 2 e os 2,90 euros. Também dos gelados de fruta, há ainda os gelados cremosos.
Os “picoollés” também já estão disponíveis em diversos restaurantes e em bares da Nazaré, onde o gelado pode ser “mergulhado” num copo balão para acompanhar o GIN.
Se os gelados não forem bem a sua cena, pode sempre pedir um bubble tea (uma bebida à base de chá), experimentar as espetadas ou a box de mini-panquecas, degustar uma waffle simples ou personalizar a sua waffle à semelhança do picolé, pedir um smothie fruta do dia para levar para a praia (é servido num saco de plástico) ou levar fruta a copo. Há ainda bowl açai e bowl banana e manteiga de amendoim. Será também dificil resistir em levar uma fatia de bolo (todos os dias há um novo).
O novo spot da praia da Nazaré já é um sucesso no Instagram. Mas, se ainda só viu e ainda não provou, está na hora de ir ao Picoollé. Com ou sem sol.