Gula
Esqueça o “fruta ou chocolate". Este verão é PiCoollé
Sara Vieira

O PiCoollé é a coqueluxe de verão na Nazaré. Os gelados de fruta são frescos, coloridos, artesanais e super instagramáveis

02 Agosto, 2019

Esqueça o “fruta ou chocolate". Este verão é PiCoollé

Os famosos “gelados de pauzinho”, que no Brasil se chamam picolé e nos Estados Unidos popsicle, chegaram à Nazaré através da PiCoollé, gelataria que se instalou ao lado do Ascensor no início deste verão. Os gelados são feitos todos os dias, sem corantes, sem conservantes e sem aditivos. Uma delícia para os fãs de gelados, mas também para quem é viciado em partilhar fotografias no Instagram.

Tânia de Sousa e Laureana Pequicho são as "idiotas" desta história fresca e doce. Mas é a Ed Sheeran que os clientes bem podem agradecer. "No dia do concerto em Lisboa, no passado mês de junho, provámos um picolé e depressa percebemos que na Nazaré é que a venda daqueles gelados seria um sucesso", conta a alcobacense Tânia de Sousa. Da ideia à concretização do negócio passou um mês. As amigas e sócias fizeram várias formações com brasileiros e italianos no Norte do País, prepararam a decoração de um espaço e abriram a PiCoollé (num trocadilho entre picolé e cool). 

No espaço não há mesas, nem cadeiras. Pratica-se o conceito de “pack & go” (até porque a praia está a dois passos). Numa das paredes sobressai o graffiti de uma mulher, de biquíni, a comer um gelado, com a particularidade de os cabelos serem feitos de plantas artificiais. A obra de arte é da autoria de João Olivença, de Caldas da Rainha.

Toda a decoração foi pensada ao pormenor para ser um local fresco e inspirador. "Respira... Acredita", frase que se lê na parede, é prova disso mesmo. Lá fora, na "mini-esplanada", ouve-se um som ambiente e, se tiver sorte em arranjar lugar, pode disfrutar do seu gelado num banco feito de paletes. 

Os sabores dos gelados variam conforme a sazonalidade da fruta. Fica à escolha do freguês, que pode ainda acrescenta cobertura de chocolate. Pode ainda optar pel'O Meu PiCoollé, em que pode escolher os toppings (um líquido e dois sólidos) que preferir. A lista é extensa: ganaché de limão, chocolate de ferrero, de kinder bueno, morango, maracujá, morango e pepitas são algumas das sugestões. Se ainda não estiver satisfeito, pode por-lhe um extra topping. Os preços variam entre os 2 e os 2,90 euros. Também dos gelados de fruta, há ainda os gelados cremosos. 

Os “picoollés” também já estão disponíveis em diversos restaurantes e em bares da Nazaré, onde o gelado pode ser “mergulhado” num copo balão para acompanhar o GIN. 


Se os gelados não forem bem a sua cena, pode sempre pedir um bubble tea (uma bebida à base de chá), experimentar as espetadas ou a box de mini-panquecas, degustar uma waffle simples ou personalizar a sua waffle à semelhança do picolé, pedir um smothie fruta do dia para levar para a praia (é servido num saco de plástico) ou levar fruta a copo. Há ainda bowl açai e bowl banana e manteiga de amendoim. Será também dificil resistir em levar uma fatia de bolo (todos os dias há um novo). 

O novo spot da praia da Nazaré já é um sucesso no Instagram. Mas, se ainda só viu e ainda não provou, está na hora de ir ao Picoollé. Com ou sem sol.

PiCoollé Nazaré
Rua do Elevador, número 9
2450-200 Nazaré
1:00pm - 12:00am

Veja também

02 Fevereiro, 2021
  Chocolates, um clássico em versão premium e… "picante"  São um clássico nesta data, mas acredita em nós: não precisas de ir à Bélgica em busca daqueles...
07 Novembro, 2020
A pandemia da Covid-19 encerrou alguns negócios, colocou outros na corda-bamba mas também foi o motor para o arranque de novos negócios, como a entrega de comida de restaurantes ao domicílio....
30 Outubro, 2020
  Instalado em Mira de Aire nas antigas instalações da fábrica de tapetes D. Fuas, fundada em 1933, que mais tarde se veio a tornar na emblemática Tapetes Vitória, este recente espaço...