Palcos
Estreia mundial online encerra edição única do Cistermúsica
Carolina Calado

Chega ao fim já esta quarta-feira a 28.ª edição do Cistermúsica, com um espetáculo que une a dança contemporânea e o videomapping, numa estreia mundial online

17 Agosto, 2020

Estreia mundial online encerra edição única do Cistermúsica

Numa edição diferente das anteriores, adaptada à situação epidemiológica, e num ano em que o digital está a ligar o mundo, o Festival de Música de Alcobaça concretiza uma das suas grandes promessas: a abertura a todos os públicos, que desde há muito é ilustrada pelo lema “um clássico para todos”. 

O grande encerramento do festival fica assim marcado pela transmissão em livestream da famosa Carmina Burana de Carl Orff, numa performance em estreia mundial pela Vortice Dance Company, de Fátima. 

Cláudia Martins e Rafael Carriço, os diretores artísticos e coreógrafos da companhia, apresentam uma abordagem “exuberante” e “provocativa” da obra musical de Carl Orff, recriando a recente situação de confinamento. 

A companhia fechou-se noites a fio nos claustros do Mosteiro para conceber uma "obra única", que une a intensidade da dança e da representação ao videomaping. Está prometida uma "emocionante viagem" que se inicia com a entrada da Fortuna no monumento, onde as personagens se encontram enclausuradas à mercê da sua sorte.

"Está a ser um processo de grande demanda e de grande entrega física, emocional e relacional de todos os bailarinos, atores e de nós mesmos. Revivemos as situações escritas nos contos medievais, de uma forma extenuante e cíclica. É uma obra onde todas as personagens são corrompidas pelos prazeres da carne e pela luxúria, o que numa situação de confinamento, assume, por vezes, a dimensão da loucura", referem Cláudia Martins e Rafael Carriço, coreógrafos da obra.

A estreia mundial da peça, sem público presencial, será transmitida a partir das 23 horas em livestreaming na página de Facebook do Cistermúsica.

Veja também

10 Maio, 2021
Com o objetivo de ser revolucionário e assumindo uma atitude corajosa de avançar com espetáculos em dois momentos distintos, o evento aposta em projetos artísticos em espaços não convencionais, dando...
23 Abril, 2021
Foi um dos filmes escolhidos para assinalar esta semana o regresso presencial às salas de cinema em Portugal, após mais um longo período de confinamento, chegando agora ao grande ecrã com uma...
19 Abril, 2021
O ser humano prospera no conforto e na estabilidade. Há até investigadores que defendem que somos uma espécie preguiçosa e carente de gratificação instantânea. Não vou tão longe, apesar de...