A tradição da realeza tem "mão" portuguesa e, atualmente, há um coffret que ajuda a recriar este ritual com o requinte de outros tempos.
O regresso do Chá das Cinco
Dizem os estudiosos da História que foi uma rainha portuguesa, a D. Catarina de Bragança, que no século XVI, levou o hábito de tomar "o chá das cinco" para Inglaterra. O hábito foi de tal forma bem recebido que os ingleses o tornaram numa verdadeira “obsessão” com hora marcada e que "reina" até aos dias de hoje.
Por cá, também vamos mantendo o hábito - mais minuto menos minuto à boa maneira portuguesa - principalmente nos dias de descanso, até porque um chá das cinco merece tempo e calma para ser devidamente degustado.
Assim, o Atelier do Doce e a Infusões com História tiveram a belíssima ideia de criar uma edição especial para tornar "o chá das cinco" num momento memorável e bom de partilhar.
Este coffret é composto por três latas belíssimas, uma com a infusão “Românico Português” 100% natural, uma lata com bolachas de aveia e manteiga de amendoim e outra com bolachas de aveia e chocolate yuzu. O que levamos deste lanche? O equilíbrio perfeito conferido pelas notas aromáticas e refrescantes do chá em contraste com a doçura amanteigada das viciantes bolachas, perfeitas para acompanhar o chá e aconchegar a alma.
Por isso, agora é deixar os raios de sol entrarem pela janela nestes dias em que a Primavera espreita, mas ainda tem aquele toque dos últimos sopros do outono, enquanto um gato ou dois se aninha nas minhas pernas. Tudo isto, enquanto vou bebericando o meu chá das cinco à mesa, como se vivesse na corte inglesa quando D. Catarina era Rainha.
# Esta degustação contou com a cortesia do Atelier do Doce.