Oriente-se no Oeste

Oriente-se no Oeste
Joaquim Paulo, Jornalista

Apontamos para Oeste, o nosso centro será Alcobaça e Nazaré, mas queremos abranger todas as orientações nesta nova era de jornalismo, em que o digital nos permite, com um clique, chegar a públicos dos quatro cantos do mundo. A Bússola será uma revista digital que, de forma despretensiosa, pretende fazer uma abordagem a conteúdos de lifestyle, artes ou tecnologia, valorizando algumas das riquezas desta região.

A Bússola, que se pretende assumir quase como um agente cultural à escala regional, terá como “pontos cardeais” as Tendências, Cultura, Lazer e Roteiros, além de uma Agenda cultural e espaço para Crónicas inteligentes de quem tem muito para contar sobre artes, património ou tech.

Esta revista digital, que evoluirá para edições impressas que conterão a reunião dos melhores textos, reportagens, entrevistas e opiniões aqui publicados, é o mais recente projeto do semanário Região de Cister, um jornal de referência nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, que se publica de forma ininterrupta desde 1993 e que procura trilhar novos caminhos no jornalismo e na edição de livros, revistas e, pasme-se, até jogos de tabuleiro

Com a Bússola pretendemos chegar a novos públicos, apresentar novas roupagens jornalísticas e explorar outro tipo de conceitos que, por norma, cabem menos bem na edição impressa. A Bússola pretende, sobretudo, servir de pivô das atividades culturais e de lazer nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, mas também de toda a região Oeste.

Vamos querer surpreender o leitor e mostrar-lhe cantos e recantos das nossas terras. Revisitar monumentos, recuperar atividades perdidas no tempo e potenciar o que está aí a surgir, ao nível das novas tecnologias. E inovar também na forma como o fazemos: apostando na fotografia, mas recorrendo cada vez mais ao vídeo e a outras formas de gerar a atenção de quem nos lê. No fundo, queremos que se oriente no Oeste com esta Bússola.

Leia também

Luís Peres Pereira, investigador
Fernando Ribeiro, Músico
Diana Rosário Bernardes, Criadora