Recordando o São Bernardo de Tarcísio Trindade

Recordando o São Bernardo de Tarcísio Trindade
Luís Peres Pereira, investigador

A 10 de Abril de 1970 o presidente da Câmara de Alcobaça, Tarcísio Trindade, nomeou a Comissão Central da Feira de São Bernardo, presidida por Amílcar Pereira de Magalhães, sendo tesoureiro Raul dos Santos Gameiro. Foram convidados para o ato todos os correspondentes dos jornais nacionais.

Na ocasião, a comissão de propaganda abriu concurso para um cartaz alegórico da Feira destinado a artistas alcobacenses, naturais ou residentes no concelho. Tinha, assim, início a preparação da primeira das Feiras de São Bernardo do consulado de Tarcísio Trindade, que estão na memória de todos os alcobacenses.

Em junho, na continuação dos preparativos da Feira de São Bernardo, foi escolhido o cartaz. Apresentado por Teresa Maria Soares Pereira da Costa Santos, com o pseudónimo de Teca, representando um lenço de Alcobaça. Concorreram 27 trabalhos.

A Feira de São Bernardo de 1971 foi planificada ao nível das suas instalações pelo escultor José Aurélio. À entrada, a expressão Feira S. Bernardo apresentava-se como um grupo escultórico – o efémero na arte de José Aurélio - de grande impacto e modernidade. Lado a lado, a indústria e a lavoura, com uma fundamental preocupação estética. A sua organização começara em Setembro do ano anterior. No serão do primeiro dia houve uma Grande Noite de Alcobaça apresentada por Maria Lurdes e  Henrique Mendes, com Maria de Lurdes Resende e a Orquestra Típica local. Noutra noite, teve lugar o Festival de Chita, reunindo 25 concorrentes vestidas com aquele tecido. Durante 10 dias houve espectáculos vários com destaque para uma Noite de Coimbra e uma grande Noite Luso-Espanhola, com que o certame encerrou a 30 de Agosto

A Feira de São Bernardo de 1972 constituiu um êxito, tendo o seu encerramento contado com o esperado concurso dos vestidos de chita. Concorreram 25 jovens perante um júri constituído por Mafalda Trindade, Maria Graciosa Figueiredo, Helena Reis de Oliveira, José Aurélio, José Maia Pinto e João Trindade, tendo saído vencedora Maria da Conceição Coelho Pereira. Durante o espectáculo, apresentado pelos locutores Fernando Aurora e Fernando Correia, actuaram a fadista Teresa Tarouca e a Orquestra Típica.

Leia também

Joaquim Paulo, Jornalista
Inês Silva, Vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça
Fernando Ribeiro, Músico