ADEPA abre as portas do gabinete de divulgação

A Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (ADEPA) abriu as portas do Secretariado e do Gabinete de Divulgação da associação, instalado num espaço nas traseiras do Jardim-Escola João de Deus Ramos, no parque de campismo da cidade. A iniciativa contou com a presença de alguns associados.

O edifício foi cedido há cerca de uma década pelo pelouro do Ambiente da Câmara de Alcobaça e reúne o espólio da associação. “Está ali tudo o que diz respeito à história da vida da ADEPA, desde cartazes, às edições feitas e a documentação diversa”, explica o presidente da Direção, Luís Peres Pereira. 

Naquele espaço está, ainda, reunido o espólio de Bernardino Lopes de Oliveira, que consiste num importante fundo documental, com objetos de história natural, objetos pessoais e “muita coisa por explorar”, explica o dirigente, notando que existe ainda um núcleo documental com peças que foram doadas à ADEPA e outras das quais a associação é fiel depositária.

Depois da limpeza do gabinete e da inventariação do espólio, a Direção da ADEPA, eleita em setembro de 2017, vai “começar a identificar, classificar e catalogar todas as peças”, tendo como propósito final “tornar as coleções acessíveis ao público em geral”.

“Depois de finalizado esse processo, iremos avançar com exposições e catálogos. Queremos recorrer a especialistas nas várias áreas para valorizar este estudo, que terá de decorrer dentro dos parâmetros internacionais”, frisa Luís Peres Pereira. O fito do dirigente é “tornar a coleção da ADEPA uma referência a nível local, mas também nacional e internacional”.

No âmbito deste novo ciclo da associação, Luís Peres Pereira revelou que aquele espaço vai ser palco de um evento no dia 18 de maio. “Ainda está em fase de planeamento, mas a seu tempo divulgaremos o respetivo programa”, nota o dirigente, que se mostrou particularmente satisfeito com a entrada de “vários novos elementos na associação”.

Uma das novidades passa pelo recrutamento de Duarte Machado e José Mendes, que foram eleitos na assembleia geral e têm a responsabilidade de constituir o que será conhecido como a ADEPA Jovem.