Alcobaça homenageia ex-benfiquistas Vítor Martins e Cavém

Os ex-benfiquistas Vítor Martins e Cavém são homenageados, a 7 de dezembro, pelas 17 horas, numa cerimónia que terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

Os dois jogadores são velhas glórias das águias, sendo agora homenageados pelo Município de Alcobaça, pelos seus percursos enquanto futebolistas profissionais.

Vítor Martins nasceu em Alcobaça em 1950, mas começou a jogar no Nazarenos. Foi campeão distrital de juvenis em 1964/65 e saiu para o Benfica na temporada seguinte, ainda com idade de juvenil. Depois de completar a formação, jogou 12 temporadas na Luz, perfazendo 149 jogos e 25 golos na 1.ª Divisão. Foi internacional A em duas ocasiões, além de internacional sub-21 e sub-18.

Por seu turno, Domiciano Barrocal Gomes Cavém radicou-se em Alcobaça depois de terminar uma carreira ao mais alto nível, que o levou a ser bicampeão europeu pelos encarnados. Na 1.ª Divisão, somou 328 jogos e 96 golos; ao serviço do Benfica marcou presença em 279 jogos e 78 golos no campeonato, depois de se ter destacado ao serviço do Sp. Covilhã. 

Em 1969/70 deixou a Luz e aceitou o cargo de treinador-jogador no Nazarenos, clube que representou uma temporada antes de assinar pelo Ginásio. Após duas épocas nos azuis, ainda se transferiu para o Ac. Viseu, mas fixaria residência em Alcobaça, onde viria a ser enterrado em 2005. Já depois de deixar o futebol, Cavém era presença assídua no Estádio Municipal.