Alunos dedicam espetáculo aos professores em Alcobaça

O Dia Municipal da Educação será assinalado esta quarta-feira, pelas 18 horas, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, com um “grandioso” espetáculo preparado pelos alunos das escolas do concelho dedicado aos... respetivos professores. O espetáculo, realizado com textos e ideias originais dos alunos, chama-se “PegaDá” e pretende homenagear o “valor da pegada educacional” que o professor deixa em cada aluno que ensina.

“Este trabalho dos alunos é sobretudo uma prova de gratidão para com os professores que dedicam a sua vida à formação de futuros cidadãos e líderes da sociedade”, sublinha a vereadora da Educação da Câmara de Alcobaça, acrescentando que o espetáculo pretende, também, “desmitificar o preconceito de que as gerações mais novas não sabem valorizar o legado deixado pelas gerações anteriores”.

O evento, com produção a cargo do Teatro da Transformação, reúne “alunos de todo o concelho que se unem em prol da homenagem aos seus docentes”, afirma Inês Silva.

Além do “PegaDá”, a Câmara preparou um programa especial, para este dia, dedicado a todos os professores do concelho de Alcobaça. A Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe, pelas 15 horas, uma palestra sobre “Educação Superior: conhecimento ao serviço da sociedade e do desenvolvimento dos territórios”, que será apresentado pelo vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa.

Mais tarde, pelas 16:30 horas, é tempo de encerrar a exposição “Tempo(s) de Escola”, patente no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, nomeadamente na Galeria de Exposições Temporárias do monumento.