Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

APA trava prospeção de gás natural em Aljubarrota

Data:

Partilhar artigo:

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) travou a prospeção de gás natural em Aljubarrota.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) travou a prospeção de gás natural em Aljubarrota. Num esclarecimento divulgado esta quinta-feira, a APA justificou não ter permitido “a sondagem de prospeção e pesquisa” solicitada pela empresa Australis Oil & Gas.

A agência sustentou a decisão no facto de “a empresa não ter fornecido informação necessária e suficiente para se aferir da sujeição, ou não, da sondagem e pesquisa ao estudo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)”. Assim, a empresa australiana terá de “apresentar um novo pedido devidamente instruído”.

Região de Cister - Assine já!

Um dos motivos que levou a APA a suspender a prospeção reside no “desconhecimento da localização definitiva e exata do local onde será executado o poço”. “O desconhecimento da localização exata do furo impede a plena caracterização do projeto e do local, aspetos determinantes para que possam estar reunidos todos os elementos necessários para aferir da aplicabilidade do regime jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental”, pode ler-se parecer datado de 5 de junho.

“O procedimento de aferição ambiental terá de ser reiniciado pelo proponente”. Até lá, a empresa australiana “não poderá desencadear qualquer ação no terreno”, conclui a APA.

Em causa está a sondagem de prospeção “temporária e exploratória”, durante dez meses, com uma perfuração, de aproximadamente 3.200 metros, com “piloto vertical e posterior desvio na horizontal”. A Australis Oil & Gas queria avançar com os trabalhos no terreno já no próximo ano.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!