Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Atletas da região vão aos Jogos Europeus

Data:

Partilhar artigo:

A região vai estar representada por seis atletas na primeira edição dos Jogos Europeus, que decorrem na cidade de Baku, no Azerbaijão, entre os dias 12 e 28 deste mês.

 

A região vai estar representada por seis atletas na primeira edição dos Jogos Europeus, que decorrem na cidade de Baku, no Azerbaijão, entre os dias 12 e 28 deste mês.

Já tinham sido divulgadas as convocatórias dos triatletas João Silva e Melanie Santos e do nadador Guilherme Pina para integrar a comitiva nacional, mas na semana passada o lote de desportistas duplicou, com a confirmação da participação de três nazarenos ao serviço da Seleção Nacional de futebol de praia: Jordan Santos, Bruno Novo e Tiago Batalha.

Região de Cister - Assine Já!

Aqueles três jogadores mereceram a confiança do selecionador nacional Mário Narciso para a fase regular da Liga Europeia, que terá lugar em Moscovo até dia 14, seguindo depois para Baku. A equipa das quinas tem nestas duas competições mais uma fase de preparação para o Mundial de futebol de praia, que decorre em Espinho, entre os dias 9 e 19 de julho na praia da Baía.

Do lote de seis atletas da região chamados aos Jogos Europeus a maior expectativa reside no olímpico João Silva. O antigo campeão da Europa de sub-21 é um dos valores seguros do triatlo nacional e continua a preparar-se com vista aos Jogos do Rio, depois do 9.º lugar obtido nos Jogos de Londres, há três anos. Ainda no passado fim de semana, o triatleta do Benfica foi 27.º classificado precisamente na capital londrina, em mais uma etapa da World Series (WTS). Problemas no fato de natação, quando fazia a transição para o ciclismo, prejudicaram o beneditense, que caiu para o 21.º lugar do ranking mundial.

Melanie Santos também representa Portugal nos Jogos Europeus no triatlo. Nasceu na cidade suiça de Basileia e vive em Alcobaça, mas representa o Alhandra SC. É uma das grandes esperanças da modalidade, tendo um currículo recheado a nível interno. Em 2014, ainda com idade de júnior, foi 39.ª classificada na sua estreia numa prova de Elite do Campeonato do Mundo WTS, em Estocolmo, o que diz bem do potencial que apresenta.

Guilherme Pina é um dos representantes lusos na natação e está a ter uma carreira ascencional. No próximo fim de semana vai representar a Seleção Nacional no X Circuito Comunidad de Madrid, em Espanha, mais uma prova do real valor do atleta do Benedita Natação. Com apenas 16 anos, quebrou recentemente o recorde nacional dos 5.000m absolutos, com a conquista do título nacional. Em Baku vai competir em três provas: 400m livres, 800m livres e 1.500m livres.

No futebol de praia, a Nazaré é dominadora, como comprova o facto de ter três atletas na convocatória final da equipa das quinas. 

Jordan Santos é considerado um dos expoentes da modalidade e um sucessor de Madjer, que já foi considerado o melhor jogador do Mundo. O esquerdino já leva 67 jogos ao serviço da Seleção Nacional, apesar de ter apenas 23 anos.

Bruno Novo, que se destacou no futebol ao serviço de Ginásio e Nazarenos, soma 105 internacionalizações na equipa das quinas e tem uma carreira recheada de participações em competições internacionais.

Menos experiente nestas andanças é Tiago Batalha, que esta temporada se transferiu para o Sp. Braga. Apesar de ter apenas 2 jogos na Seleção foi chamado por Mário Narciso e é mais um exemplo de como na Nazaré se descobrem talentos nas areias praticamente todos os anos.

E ainda seria possível estender a esta lista de notáveis desportistas da região mais dois atletas “made in” Alcobaça Clube de Ciclismo: Rafael Reis e Fábio Silvestre. Como se vê, o desporto da região está bem e recomenda-se.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!