Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Autarca satisfeito com travão de prospeção de gás natural em Aljubarrota

Data:

Partilhar artigo:

O presidente da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota está “satisfeito” com o parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que trava, por enquanto, a prospeção de gás natural naquela freguesia.

O presidente da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota está “satisfeito” com o parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que trava, por enquanto, a prospeção de gás natural naquela freguesia.

“Pelo menos a empresa [Australis Oil & Gas] vai ter de suar para conseguir as autorizações”, afirma Vítor Santos. Contudo, o presidente da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota garante, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, que o órgão vai “reiterar, em nome da população, a reivindicação”, referindo-se à consideração de que é necessário, no mínimo, o estudo de avaliação de impacto ambiental (AIA) para aferir as consequências ambientais resultantes da prospeção de gás natural na freguesia.

Região de Cister - Assine já!

A Assembleia de Freguesia de Aljubarrota já tinha enviado uma exposição à APA em sede de consulta pública, na qual o órgão considerava que “o grande objetivo das indústrias extrativas de petróleo e gás natural visa a maximização do lucro (…) assim, por via da precaução, que seja exercida uma rigorosa vigilância, no sentido de serem cumpridas as normas definidas em processo de AIA a fim de na atividade de pesquisa e posterior exploração, sejam minimizados os riscos possíveis e os danos de contaminação dos solos, aquíferos e atmosfera, que possam atingir as populações residentes na área visada no projeto”, pode ler-se no relatório da consulta pública, datado de maio.

 

Foto: Australis Oil & Gas

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartoon 24-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!