Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Câmara de Alcobaça estuda novo modelo do cemitério

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça está a estudar a aplicação de um novo modelo para ampliação do cemitério da cidade ou construção de um novo, tendo em conta a falta de espaço e as condições do atual.

A Câmara de Alcobaça está a estudar a aplicação de um novo modelo para ampliação do cemitério da cidade ou construção de um novo, tendo em conta a falta de espaço e as condições do atual. O exemplo de Faro, em que estão a ser construídos gavetões, é apontado pelo presidente da autarquia como uma das possíveis soluções para Alcobaça.

“Ainda há muito trabalho a fazer de melhoramentos e recuperação no cemitério atual, mas quero ver a experiência de Faro e articular com a Junta para saber se é possível e desejável fazer o mesmo em Alcobaça”, adiantou Paulo Inácio, na última sessão do órgão municipal, quando questionado por Cláudia Vicente (PS) sobre a necessidade de intervenção no cemitério municipal.

Região de Cister - Assine Já!

“Apesar de ainda não estar nada concretizado e necessitar de mais estudo e aprofundamento, estamos recetivos que seja a Junta a tomar conta do cemitério de Alcobaça num futuro próximo”, adiantou o chefe do executivo municipal, que diz já ter lançado a proposta à União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV).

Contactada pelo REGIÃO DE CISTER, a presidente da UFAV assegura que a Junta está “absolutamente disponível para melhorar as condições do cemitério e encontrar uma solução boa, moderna e que sirva a freguesia nos próximos 20/30 anos e não para os próximos 3 anos, quando acabam os nossos mandatos”. Sobre a eventual gestão do espaço, Isabel Fonseca ressalva que “pegar no cemitério nas condições atuais é mais ou menos a mesma rasteira do parque de campismo”. “Para a autarca, “tendo em conta o novo PDM, deve ficar já definido um espaço para um novo cemitério na cidade de Alcobaça, mesmo que não seja no perímetro urbano da cidade”.

O Município de Alcobaça tem sob sua responsabilidade a gestão do Cemitério de Alcobaça, sendo a gestão dos restantes assegurada pelas respetivas juntas de freguesia. Em Alcobaça, a casa mortuária já é gerida pela UFAV, estando agora em estudo a eventual delegação de gestão do espaço, atual e/ou novo, da Câmara para a Junta.

AD Footer

Artigos Relacionados

Tok’andar 2024 prossegue com Rota do Areeiro

O circuito de caminhadas Tok’andar 2024, que está a celebrar 20 anos, segue com mais um percurso agendado,...

Músico Mr. Gallini dá início a digressão internacional em Itália no próximo mês

Bruno Monteiro, mais conhecido no meio artístico por Mr. Gallini, vai dar início a uma turné internacional que...

Rui Basílio desenvolve nova técnica em Feira Internacional da China

Rui Basílio (na fotografia, à direita) marcou presença na Feira Internacional de Pedra de Xiamen, na China, que...

Loja de desporto com suporte técnico “GO4A Outdoor Store” abre na Ribafria

Abriu, no passado sábado, a nova loja de equipamento desportivo outdoor com serviço de acompanhamento técnico personalizado na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!