Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ceeria investe em requalificação das instalações

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) está a preparar três grandes obras de requalificação das suas instalações. 

O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) está a preparar três grandes obras de requalificação das suas instalações. 

A primeira intervenção a ser realizada será uma “obra de fundo” na sede da instituição, localizada no edifício do antigo administrador da Companhia de Fiação e Tecidos de Alcobaça, também conhecido por palacete cor de rosa.

Região de Cister - Assine Já!

Os projetos de arquitetura e especialidade para esta obra estão concluídos e a Direção do Ceeria decidiu, na passada segunda-feira, lançar o concurso público para a concretização da empreitada, que deve custar 425 mil euros. O presidente da Direção da instituição adianta que as obras deverão arrancar já em setembro, devendo prolongar-se durante seis meses.

“O edifício tem cerca de 100 anos e está em degradação acelerada”, frisa José Belo, referindo que as obras incluem a “substituição da cobertura, dos pisos interiores e reformulação de divisões”. Trata-se, portanto, “de uma intervenção de fundo” que vai “influenciar bastante o dia a dia” da instituição. O presidente da Direção do Ceeria revela ainda que durante as obras, a instituição, que dá respostas sociais diretas a cerca de 400 utentes, terá de “adaptar outros espaços para albergar as atividades quotidianas”.

José Belo dá conta, ainda, de outras intervenções nas instalações do Ceeria, nomeadamente a reabilitação do espaço do Centro de Atividades Ocupacionais, anexo ao palecete cor de rosa e a construção de um novo lar de residência autónomas, com capacidade para 20 pessoas, para complementar a unidade residencial que funciona no Lameirão.

O presidente da Direção do Ceeria dá conta, ainda, da intenção de a instituição se candidatar a fundos comunitários, no âmbito do programa operacional Centro 2020 e do Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRU 2020). Os três projetos somam um investimento de 1,2 milhões de euros.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!