Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Centro Escolar de Alcobaça educa crianças para um futuro sustentável

Data:

Partilhar artigo:

O lixo (e a forma como nos livramos dele) continua a ser um dos maiores problemas ambientais do planeta, dado que apenas 40% dos resíduos são encaminhados para fluxos de preparação para a reutilização e reciclagem.

O lixo (e a forma como nos livramos dele) continua a ser um dos maiores problemas ambientais do planeta, dado que apenas 40% dos resíduos são encaminhados para fluxos de preparação para a reutilização e reciclagem. Combater este paradigma é o lema do Centro Escolar de Alcobaça, que tem como missão preparar as crianças para um futuro sustentável e que alcançou recentemente o 4.º lugar a nível nacional num desafio ambiental. 

Ser uma “escola verde” foi desde cedo uma das preocupações do Centro Escolar de Alcobaça. Assim, o programa Eco-Escolas foi uma das primeiras atividades à qual a instituição aderiu. “Abrimos portas em 2011 e desde logo sabíamos que a sustentabilidade e o contributo para um planeta mais saudável deviam ser algumas das nossas bandeiras”, recorda a coordenadora do Centro Escolar de Alcobaça. A instalação de recipientes destinados à recolha de materiais recicláveis e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, assim como a promoção do debate sobre a importância da mudança de mentalidades foram os primeiros passos daquela comunidade educativa.

Região de Cister - Assine já!

Numa primeira fase, a mensagem chegou a 14 turmas, do ensino pré-escolar ao 4.º ano, num total de 312 alunos. Todavia, as atividades e desafios sustentáveis do Centro Escolar de Alcobaça foram alargados ao contributo das famílias e de vários elementos da comunidade. “É caso para dizer que as crianças educam os pais. Os mais pequenos absorvem o máximo de informação na escola e partilham com as famílias em casa”, afirma Estrela Soares. Foi, inclusive, graças ao apoio dos encarregados de educação, empresas locais e elementos da comunidade que o Centro Escolar alcançou o top distrital e o 4.º lugar a nível nacional da 12.ª edição do desafio Geração Depositrão. A instituição de ensino recolheu 12 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos no ano letivo de 2019/2020. “É um tema que capta a atenção das nossas crianças porque todos os anos realizamos atividades de campo, por exemplo visitas às grutas do Carvalhal ou à foz do rio, e encontramos eletrodomésticos abandonados”, explica a docente. 

Para Estrela Soares, esta é uma missão que envolve todas as gerações dentro e fora da escola. “Alguns funcionários trouxeram recipientes para a colocação de restos de alimentos e posterior compostagem e os alunos mais velhos são muito atentos aos erros dos mais pequenos. É engraçado ver os alunos do 4.º ano a recordarem aos mais novos o local correto para a colocação do ‘lixo’”, conta. 

De acordo com a entidade responsável pelo programa Eco-Escolas, a reciclagem nas escolas nunca alcançou valores tão elevados. E além do trabalho das escolas é preciso sublinhar também o impacto nas diferentes faixas etárias da comunidade. “Estamos a preparar os adultos do futuro, mas também os do presente, promovendo uma ação imediata”, conclui Estrela Soares.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!